Um modelo para gestão informacional criativa em cenários digitais

o potencial do profissional da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p209

Palavras-chave:

Inovação, Criatividade, Marketing na internet, Transdisciplinaridade

Resumo

Objetivo: apresentar um modelo que permita auxiliar a prática atual nas mídias digitais através do design thinking considerando as competências da CI. Metodologia: pesquisa qualitativa, básica, com levantamento bibliográfico assistemático, exploratório- descritiva, de ordem teórico-metodológica.
Metodologia: investigação qualitativa, básica, com relevância bibliográfica teórico-metodológica, exploratória-descritiva, não sistemática.
Resultados: apresenta-se um modelo com capacidade de aplicação prática, com etapas, ferramentas e recursos, que condiz com as competências esperadas dos profissionais da CI considerando a sociedade em rede em que se inserem.
Conclusões: contribui para que os desafios que envolvam a gestão da informação sejam amenizados em ambientes digitais ao garantir um direcionamento prático de atuação; garante a atualidade e possui tendência a fomentar a criatividade e a inovação para resolver problemas complexos.

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Biografia do Autor

Cássio Henrique Bauer, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Brasil.

Sonali Paula Molin Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Bauer, C. H., & Bedin, S. P. M. (2024). Um modelo para gestão informacional criativa em cenários digitais: o potencial do profissional da informação. Informação & Informação, 29(3), 209–245. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p209