Presença digital das bibliotecas do IFPB

mapeamento, análise e propositura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n1p205

Palavras-chave:

Presença digital - bibliotecas, Mídias sociais, Biblioteca Educativa Pública – Instituto Federal da Paraíba

Resumo

Objetivo: A informação digital está presente em todas as atividades do cotidiano, tendo sido demandado que as organizações se posicionem digitalmente, gerando engajamento e constituindo uma nova dinâmica de comunicação: em rede e sem fronteiras. O uso das mídias sociais tornou-se requisito essencial. Objetivou-se compreender as estratégias e práticas empregadas pelas bibliotecas educativas públicas do Instituto Federal da Paraíba nas mídias sociais digitais a fim de propor soluções em aquiescência com a dinâmica digital contemporânea.
Metodologia: Analisou-se a atuação de dezessete unidades de informação, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observando e analisando as mídias sociais existentes, a partir de dados qualitativos: atração de usuários, disponibilização das informações, relacionamento, personalização, promoção, acessibilidade e formalização. O mapeamento possibilitou identificar a incipiente presença digital das bibliotecas educativas públicas do IFPB. Diante disto, a investigação passou a ser conduzida pelo método Ciência-Ação, estabelecendo-se princípios norteadores a partir das bibliotecas testes de Campina Grande e Catolé do Rocha. Aplicou-se questionário para as duas bibliotecárias gestoras dessas unidades.
Resultados: Identificou-se incipiente presença digital das bibliotecas educativas públicas do IFPB. O nível de posicionamento e engajamento digital apresentaram-se baixos. Verificou-se que não há política institucional regulando a gestão de mídias sociais em bibliotecas.
Conclusões: Recomenda-se a elaboração de um Manual de Boas Práticas em Mídias Sociais para Bibliotecas e Bibliotecários, com base no método design sprint, aprovado por meio de resolução institucional. Estudos vindouros, acompanhados de testes práticos, poderão atestar ainda mais a validade e eficácia do método.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Eliziana Pereira de Sousa, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campina Grande, Brasil.

Valmira Perucchi, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecária-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, Brasil.

Jobson Louis Almeida Brandão, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, Brasil.

Referências

ALMEIDA, J. L. S.; PERUCCHI, V.; FREIRE, G. H. A. Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-24. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993/41947. Acesso em: 03 jul. 2021.

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (AMA). Disponível em: https://www.ama.org/. Acesso em: 14 ago. 2023.

AMARAL, S. A. WEB SITES: uso de tecnologias no cumprimento das funções da biblioteca. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 15-40, jul./dez. 2005.

ARAUJO, W. S.; FREIRE, G. H. A. A dimensão comunicativa das redes sociais digitais nas bibliotecas setoriais da UFPB: a fan page como estratégia de comunicação. In: SÁ, J. P. S.; BARBOSA, A. G.; COSTA, M. E. O.; SANTA ANNA, J. (org.). Bibliotecári@s e as redes sociais. Belo Horizonte: ABMG editora, 2020. p. 12-27.

BRANDÃO, J. L. A.; FREIRE, G. H. A.; PERUCCHI, V. Construção identitária das bibliotecas dos Institutos Federais no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2021. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/162. Acesso em: 27 jan. 2022.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2002. v.1.

CORRÊA, M. I. S.; SOUZA, A. C. R.; MARÇAL, M. C. C. O uso do Qr code na gestão da comunicação: o caso da rede social WineTag. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação, Recife, v. 1, n. 1, p. 118-132, 2012.

DIGITAL IN 2019: GLOBAL INTERNET USE ACCELERATES. 2019. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2019/01/digital-in-2019-global-internet-use-accelerates/. Acesso em: 22 ago. 2023.

GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE). Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2019. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 3 jul. 2021.

KOTLER, P. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2018.

NEVES, N. C. Aproximação conceitual e possibilidades do marketing digital: o bibliotecário estrategista em mídias sociais. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 214-225, 2018.

PERUCCHI, V.; ALMEIDA, J. L. S.; SILVA, F. S. Onde está a estratégia digital das bibliotecas?: marketing em mídias sociais na Universidade Federal da Paraíba. Folha de rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 1, p. 30-38, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/464. Acesso em: 3 jul. 2021.

RANGANATHAN, S. R. As cinco Leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1949.

SILVA, C. R. S. Biblioteca híbrida: o QR Code e o movimento booktuber como recursos de promoção da literatura. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 126-139, jan./abr. 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/113730. Acesso em: 3 jul. 2021.

SILVA, F. S. Onde está a estratégia digital das bibliotecas?: marketing em mídias sociais na UFPB. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

SILVA, F. S.; PERUCCHI V.; ALMEIDA, J. L. S. O uso das mídias sociais como estratégia de marketing nas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 537-554, ago./dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Sousa, M. E. P. de, Perucchi, V., & Brandão, J. L. A. (2023). Presença digital das bibliotecas do IFPB: mapeamento, análise e propositura. Informação & Informação, 28(1), 205–228. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n1p205