Acessibilidade e inclusão
estudo de caso em uma biblioteca universitária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p246Palavras-chave:
Acessibilidade, Bibliotecas e pessoas com deficiência, Pessoas com deficiência - Serviços para, Pessoas com deficiênciaResumo
Objetivo: Investigar as questões e desafios enfrentados pela equipe de servidores de uma biblioteca universitária em relação à promoção de um ambiente inclusivo e acessível.
Metodologia: A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, exploratória e de estudo de caso. São realizadas entrevistas com os servidores para obter informações sobre suas experiências, formação, identificação de usuários com necessidades especiais, necessidades específicas dos usuários e percepção sobre a acessibilidade do ambiente.
Resultados: Os resultados da pesquisa mostram que a formação e capacitação dos profissionais são cruciais para fornecer um atendimento inclusivo de qualidade. A falta de formação específica na área de educação inclusiva pode dificultar a compreensão das demandas dos usuários e a identificação de estratégias adequadas. A pesquisa também destaca a importância da infraestrutura física acessível e da disponibilidade de tecnologias assistivas nas bibliotecas.
Conclusões: Com base nos resultados, são sugeridas ações para melhorar a acessibilidade e inclusão na biblioteca, como a capacitação contínua dos profissionais, a disponibilização de recursos em formatos acessíveis e a implementação de melhorias nas rotinas e informações. A pesquisa ressalta a importância da conscientização e atualização constante dos profissionais para acompanhar as mudanças e avanços nas necessidades dos usuários
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