Acessibilidade e inclusão

estudo de caso em uma biblioteca universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p246

Palavras-chave:

Acessibilidade, Bibliotecas e pessoas com deficiência, Pessoas com deficiência - Serviços para, Pessoas com deficiência

Resumo

Objetivo: Investigar as questões e desafios enfrentados pela equipe de servidores de uma biblioteca universitária em relação à promoção de um ambiente inclusivo e acessível.
Metodologia: A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, exploratória e de estudo de caso. São realizadas entrevistas com os servidores para obter informações sobre suas experiências, formação, identificação de usuários com necessidades especiais, necessidades específicas dos usuários e percepção sobre a acessibilidade do ambiente.
Resultados: Os resultados da pesquisa mostram que a formação e capacitação dos profissionais são cruciais para fornecer um atendimento inclusivo de qualidade. A falta de formação específica na área de educação inclusiva pode dificultar a compreensão das demandas dos usuários e a identificação de estratégias adequadas. A pesquisa também destaca a importância da infraestrutura física acessível e da disponibilidade de tecnologias assistivas nas bibliotecas.
Conclusões: Com base nos resultados, são sugeridas ações para melhorar a acessibilidade e inclusão na biblioteca, como a capacitação contínua dos profissionais, a disponibilização de recursos em formatos acessíveis e a implementação de melhorias nas rotinas e informações. A pesquisa ressalta a importância da conscientização e atualização constante dos profissionais para acompanhar as mudanças e avanços nas necessidades dos usuários

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina Gazolla Bem dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Medianeira, Brasil.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Brasil

Marci Lucia Nicodem Fischborn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestra em Administração pela  Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Medianeira, Brasil.

Daniel Poletto Tesser, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Brasil.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Santos, F. C. G. B. dos, Michaloski, A. O., Fischborn, M. L. N., & Tesser, D. P. (2024). Acessibilidade e inclusão: estudo de caso em uma biblioteca universitária. Informação & Informação, 29(3), 246–270. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n3p246