Acesso aos livros digitais em bibliotecas universitárias
diretrizes para um programa de competência em informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2023v28n4p38Palavras-chave:
Competência em informação., Livros eletrônicos, Bibliotecas UniversitáriasResumo
Objetivo: Esse trabalho visa apresentar diretrizes para construir um programa de competência em informação para melhorar o acesso aos livros digitais em bibliotecas universitárias.
Metodologia: Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa e bibliográfica. Foi feito um levantamento bibliográfico no âmbito nacional e internacional acerca da competência em informação para acesso e uso de livros digitais para identificar ações, projetos, atividades ou programas que contribuam para o serviço das bibliotecas universitárias no acesso ao livro digital pela comunidade acadêmica, publicadas no período de 1980 a 2022.
Resultados: No Brasil, não foram identificadas pesquisas de caráter prático como um modelo ou programa para desenvolver a competência em informação para acesso a livros digitais, no entanto, na busca bibliográfica, foi localizada uma dissertação publicada em 2020 com reflexões acerca do assunto. No âmbito internacional, somente cinco documentos atendiam aos objetivos da pesquisa.
Conclusões: A partir das recomendações apresentadas, foi possível criar as diretrizes para acesso a livros digitais, levando em consideração as demandas e necessidades informacionais da comunidade acadêmica. Espera-se que essas diretrizes possam orientar as equipes das bibliotecas universitárias no que tange ao planejamento e execução de programas de competência em informação para melhorar o acesso à coleção de livros digitais.
Downloads
Referências
ABREU, Patrícia Maria Honório. Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal Do Ceará. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55322. Acesso em: 04 ago. 2022.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information literacy competency standards for higher education. Chicago: ACRL, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/server/api/core/bitstreams/ce62c38e-971a-4a98-a424-7c0d1fe94d34/content. Acesso em: 04 ago. 2022.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Characteristics of Programs of Information Literacy that Illustrate Best Practices: A Guideline. Chicago: ALA; ACRL, 2019. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/standards/characteristics. Acesso em: 22 fev. 2023.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: ACRL; ALA, 2016. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/framework.pdf. Acesso em: 04 dez. 2022.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential commitee on information literacy: final report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 09 ago. 2022.
BARCELLOS, Marília de Araújo. Leitura e consumo de livros, no Brasil, em tempos de COVID-19. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 16, n. 1, p. 110-129, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52556. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/52556. Acesso em: 19 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52556
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação: das origens às tendências. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-28, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57045. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57045. Acesso em: 15 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57045
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 2, p. 30-50, jan./jun. 2005. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.772. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/772. Acesso em: 25 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.772
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges. O projeto investigativo e a fluência científica e tecnológica na Sociedade da Informação (information literacy): uma questão de educação na biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais [...]. Salvador: SNBU, 2006. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/5522. Acesso em: 22 fev. 2023.
BRUCE, Christine Susan. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, Espanha, n. 6, p. 289-294, 2003. Disponível em: http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/3761/3661. Acesso em: 05 dez. 2022.
CAMPELO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, set. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/abstract/?format=html&lang=pt#. Acesso em: 07 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004
CALDEIRA, Thaísa Lopes. Livros eletrônicos e o desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36095. Acesso em: 23 jan. 2023.
CASTRO-MONTOYA, Maria Del Rubí; PADILLA-MENDOZA, Mariano; ORNELAS-AGUIRRE, José Manuel. Aptitud de médicos residentes para la búsqueda y recuperación de información. Investigación Bibliotecológica: Archivonomía, Bibliotecología e Información, Ciudad de México, v. 32, n. 75, p. 145-161, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2018.75.57965. Acesso em: 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2018.75.57965
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Gestão de estoques de informação: novos tempos e novas posturas para um novo contexto. São Paulo: FEBAB, 2016. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/1533. Acesso em: 18 out. 2022.
CUNHA, Murilo Bastos. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7266. Acesso em: 04 dez. 2022.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 20 jan. 2023.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 10 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003
ENDO, Whaner. A pandemia da COVID-19 e o seu impacto na indústria do livro no Brasil. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 19, n. 43, p. 229–246, jul./dez. 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i43.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19734. Acesso em: 20 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i43.0013
ESCARPIT, Robert. A revolução do livro. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas; Instituto de Documentação; INL, 1976.
EVANS, Gwen; SCHONFELD, Roger C. It’s not what libraries hold; It’s who libraries serve: seeking a user-centered future for academic libraries. [S. l.]: Ithaka, 2020. Disponível em: http://sr.ithaka.org/?p=312608. Acesso em: 6 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.18665/sr.312608
FARIA, Maria Isabel Ribeiro de; FARIA, Maria da Graça Pericão. Dicionário do livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: EDUSP, c2008.
FERREIRA, Lusimar Silva. Bibliotecas, educação e desenvolvimento. In: FERREIRA, Lusimar Silva. Bibliotecas universitárias brasileiras: análise e estruturas centralizadas e descentralizadas. São Paulo: Pioneira; Brasília, DF: INL, 1980.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. [S. l.]: Instituto Pró-Livro; Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em: 03 dez. 2022.
INTERNATIONAL FEDERATION LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Faróis da Sociedade da Informação: Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Alexandria: IFLA; UNESCO, 2005. Disponível em: https://repository.ifla.org/bitstream/123456789/3154/1/alexandria-proclamation-on-libraries-the-information-society-in-action-pt.pdf. Acesso em 15 dez. 2022.
KELSEY, Erin; KNAPP, Mandy; RICHARDS, Meredith. A practical, public service approach to e-books. Public Libraries Online, [S. l.], 25 Apr. 2013. Disponível em: http://publiclibrariesonline.org/2013/04/a-practical-public-service-approach-to-e-books/. Acesso em: 22 jun. 2023.
KUO, Lung-Hsing; YU, Jui-Chen; CHEN, Li-Min; YANG, Hung-Jen. Design a Digital Archive Value-added Model of Supporting Formal Instruction. International Journal Of Mathematics And Computers In Simulation, Xangai, v. 5, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Design-a-Digital-Archive-Value-added-Model-of-Kuo-Yu/546da4b1302b4c3fc3729d6cb44316ed213b2c7e. Acesso em: 19 abr. 2023
KUHLTHAU, Carol Collier. Inside the Search Process: Information Seeking from the User's Perspective. JASIST: Journal of the American Society for Information Science, [S. l.], v. 42, n. 5, 1991, p. 361-371, Jun. 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199106)42:5%3C361::AID-ASI6%3E3.0.CO;2-%23. Acesso em: 05 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(199106)42:5<361::AID-ASI6>3.0.CO;2-#
LAU, Jesus. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. The Hague: IFLA, 2007. Tradução para o português por Regina Célia Baptista Belluzzo, jul. 2008. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 05 dez. 2022
MAGALHÃES, Carolina de Souza Santana. Seleção de coleções de livros digitais nas universidades públicas brasileiras. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15021. Acesso em: 23 jan. 2023.
MATA, Marta Leandro da. A competência informacional de graduandos de biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/93621. Acesso em: 26 fev. 2023.
MELO, Luiza Baptista; SANCHES, Tatiana; SÁ, Isabel; CRUZ, Célia; FUNARO, Vânia; MENDES, José Mário de Oliveira. The COVID-19 pandemic’s impact on the behavioral trends in the use of printed book or e-book: a case study in Portugal and Brazil. Qualitative & Quantitative Methods in Libraries, Limerick, v. 11, n. 1, p. 35–52, 2022. Disponível em: https://www.qqml-journal.net/index.php/qqml/article/view/730. Acesso em: 06 nov. 2022.
OWENS, Major Robert. The state government and libraries. Library Journal, [S.l.] v. 101, n. 1, jan. 1976. Disponível em: https://web-p-ebscohost.ez74.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=0&sid=3a852783-6419-46b4-833e-3f98258ecd1b%40redis. Acesso em: 12 fev. 2023.
SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e o bibliotecário mediador da informação na biblioteca universitária. In: BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. (org.). Redes de conhecimento e competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015. p. 359-376.
SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES (SCONUL). The SCONUL seven pillars of information literacy: core model for higher education. [S. l.]: SCONUL Working Group on Information Literacy, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259341007_The_SCONUL_Seven_Pillars_of_Information_Literacy_Core_model. Acesso em: 10 dez. 2022.
SERRA, Liliana Giusti. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
SERRA, Liliana Giusti. Bibliotecas e livros digitais: breve história e novos desafios. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. (org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: IPEA, 2017. p. 223-240.
SPUDEIT, Daniela. Programa para desenvolvimento da competência em informação: implementação, metodologias e avaliação. In: ALVES, Fernanda Maria Melo; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: UFBA, 2016.
THOMAS, Sandra L. Piloting a programme of training in the use of electronic resources at a university library: lessons learned. Journal of Electronic Resources Librarianship, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 50–59, Mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1941126X.2021.1871202. Acesso em: 04 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/1941126X.2021.1871202
VASSILIOU, Magda; ROWLEY, Jennifer. Progressing the definition of “e‐book”. Library Hi Tech, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 355-368, 2008. DOI: 10.1108/07378830810903292. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/07378830810903292/full/html. Acesso em: 21 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1108/07378830810903292
WIERSMA, Gabrielle; BEAUCHAMP, Leigh. The times has come for ebooks, or has it?. In: CHARLESTON LIBRARY CONFERENCE, 10., 2019, Charleston. Proceedings […]. Charleston: Charleston Library Conference; Purdue University, 2019. DOI: 10.5703/1288284317146. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/charleston/2019/analytics/10/. Acesso em: 06 fev. 2023.
ZAUHA, Janelle. M. Teaching Matters: Is There a Text in This Class? E- readers, E-books, and Information Literacy. Communications in Information Literacy, [S. l.], v. 5, n. 2, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2012.5.2.103. Acesso em 19 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2012.5.2.103
ZURKOWSKI, Paul. Information services environment relationships and priorities. Washington, D.C: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliane Dittrich, Daniela Spudeit
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.