Taxonomia em Ciência Cidadã

uma análise de terminologias fundamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p172

Palavras-chave:

Ciência Cidadã, Taxonomia colaborativa, Participação pública, Tipos de iniciativas

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é criar uma Taxonomia para a Ciência Cidadã, classificando e categorizando conceitos relacionados à área.
Metodologia: A pesquisa utilizou a metodologia Knowledge Development Process Constructivist (ProKnow-C), que envolve a seleção de um portfólio bibliográfico e a análise dos conceitos. O processo inclui três fases: formação do portfólio bibliográfico, filtragem e teste de representatividade. A pesquisa focou em terminologias relacionadas à Ciência Cidadã, utilizando palavras-chave como Ciência Cidadã, Tomada de Decisão Participativa, Tecnologias Cívicas e Inovação Cidadã.
Resultados: A análise sistêmica identificou lacunas na literatura e propôs cinco novos conceitos para a Taxonomia da Ciência Aberta. Esses conceitos são: Cientistas amadores, Cientistas comunitários, Ciência de Alta Tecnologia, Mapeamento participativo e Aprendizagem de máquina.
Conclusões: As terminologias identificadas neste estudo contribuem para a ampliação do conhecimento sobre a Ciência Cidadã e destacam a relevância da participação dos cidadãos no processo científico. A Taxonomia proposta facilita a compreensão e a comunicação entre pesquisadores e profissionais envolvidos na área, reforçando a importância da colaboração entre cientistas e cidadãos para o avanço da ciência.

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Biografia do Autor

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGC

Doutor em Informação e Documentação e Sociedade do Conhecimento da Universitat de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Amanda Santos Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Lucas George Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGC

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil.

Laura Regina do Canto Leal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Cruz, Porto Alegre, Brasil.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Silva, F. C. C. da, Witt, A. S., Wendt, L. G., Gabriel Junior, R. F., & Leal, L. R. do C. (2024). Taxonomia em Ciência Cidadã: uma análise de terminologias fundamentais. Informação & Informação, 29(1), 172–201. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p172