O sistema de recompensa científico e a altmetria

relações entre os indicadores de atenção online e as práticas de comunicação e divulgação científica dos pesquisadores em comunicação no Brasil

Autores

  • Francielle Franco dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP https://orcid.org/0000-0002-3686-595X
  • Maurício Coelho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-7923-9457
  • Ronaldo Ferreira Araújo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ana Maria Mielniczuk de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p596

Palavras-chave:

Sistema de recompensa científico, Atenção on-line, Altmetria, Divulgação científica

Resumo

Objetivo: Analisar quais as relações entre o reconhecimento entre os pares e a atenção online dos pesquisadores da área de comunicação do Brasil a partir dos seus perfis e suas produções distribuídas na web social. Além disso, pretende-se engendrar reflexões críticas e debates acerca de novos indicadores e métodos qualitativos de mensuração para avaliar a produção e as contribuições de pesquisadores em áreas do conhecimento específicas.
Metodologia:
Trata-se de um estudo qualiquantitativo de caráter básico que partiu da lista de docentes da área de comunicação (total de 920) identificou-se 758 perfis ativos no Google Acadêmico, do qual foram extraídos e analisados os perfis dos 10 pesquisadores com maior índice h, relacionando indicadores de presença online e atenção online.
Resultados: A partir da lista dos 920 docentes em Ciências da Comunicação no Brasil, foi possível localizar 785 perfis ativos na plataforma Google Scholar Citations (perfis do Google Acadêmico). Depois, foi possível estabelecer um ranking com os 10 pesquisadores com maiores valores de índice h, segundo dados da referida plataforma. Apenas 10 pesquisadores tinham perfil ativo em todas as plataformas. A média do índice h entre os 10 pesquisadores, segundo dados do Google Scholar Citations é 56. Quanto ao score altmétrico, apenas 3 autores apresentaram indicadores relevantes.
Conclusões: A divulgação de trabalhos nas mídias e redes sociais não necessariamente propicia um aumento significativo da visibilidade e reconhecimento dos pares considerando o método de avaliação tradicional como o número de citação que o pesquisador recebe, mas por outro lado a presença online dos pesquisadores apresenta potencial de inserir a produção científica no debate online e aumentar a visibilidade para fora da comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Franco dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília, Brasil.

Maurício Coelho da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. 

Ronaldo Ferreira Araújo , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Brasil. 

Ana Maria Mielniczuk de Moura , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil. 

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, Brasília, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em: 19 dez. 2022.

ARAÚJO, R. F. Altmetria e rede de comunidades de atenção no Twitter: primeiros passos de uma proposta teórico-metodológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 19., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 4251-4269. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIX_ENANCIB/xixenancib/schedConf/presentations. Acesso em: 19 dez. 2022.

ARAÚJO, R. F. Ciência aberta e Altmetria: aproximações e desafios. In: MOREIRA, L. A.; SOUZA, J. A.; TANUS, G. F. S. C. (org.). Informação na sociedade contemporânea. Florianópolis: Rocha Gráfica; Editora Selo Nyota, 2020, v. 1, p. 39-50.

ARAÚJO, R. F. Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais acadêmicas: implicações para a comunicação científica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 12, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/36842. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36842

ARAÚJO, R. F; FURNIVAL, A. C. M. Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27297. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p68

BAR-ILAN, J.; HAUSTEIN, S.; PETERS, I.; PRIEM, H S.; TERLIESNER, J. Beyond citations: Scholars’ visibility on the social Web. ArXiv, [S. l.], 2012. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1205.5611. Acesso em: 19 dez. 2022.

CARAYOL, N.; DALLE, Jean-Michel. Sequential problem choice and the reward system in Open Science. Structural Change and Economic Dynamics, [S. l.], v. 18, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0954349X06000166. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.strueco.2006.05.001

CINTRA, P. R; COSTA, J. O. P. Altmetria: questionamentos ao paradigma vigente para avaliação da produção científica. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ informacao/article/view/30093. Acesso em: 28 out. de 2022.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Ed. Artmed, 2010.

GUO, Y.; XIAO, X. Author-level altmetrics for the evaluation of Chinese scholars. Scientometrics, [S. l.], v. 127, n. 2, p. 973-990, 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-021-04228-y. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-021-04228-y

MARGINSON, S.; XU, X. Moving beyond centre-periphery science: Towards an ecology of knowledge. CGHE Working Paper, [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.researchcghe.org/publications/working-paper/moving-beyond-centre-periphery-science-towards-an-ecology-of-knowledge/. Acesso em: 13 ago. 2021.

MARICATO, J. de M.; MARTINS, D. L. Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social. Biblios, [S. l.], n. 68, p. 48-68, 2017. Disponível em: https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/issue/view/71. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2017.358

MARTÍN-MARTÍN, A.; ORDUNA-MALEA, E.; AYLLON, J. M.; LOPEZ-COZAR, E. D. The counting house: Measuring those who count. Presence of Bibliometrics, Scientometrics, Informetrics, Webometrics and Altmetrics in the Google Scholar Citations, ResearcherID, ResearchGate, Mendeley & Twitter. ArXiv, [S. l.], 2016. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1602.02412. Acesso em: 19 dez. 2022.

MENDES, M. M; MARICATO, J. de M. Das apresentações públicas às redes sociais: apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 23, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/49959. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v23i.49959

MUELLER, S. P. M; CARIBÉ, R. C. V. A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 13 30, 2010. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6160. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p13

OLIVEIRA, T.; PAIVA FILHO, J. H. C.; PARREIRA, C. R.; PANTOJA, R. Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais. Ciência da Informação, Brasília, v. 48, n. 3, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983. Acesso em: 23 jul. 2022.

ORDUÑA-MALEA, E.; LÓPEZ-CÓZAR, E. D. Performance Behavior Patterns in Author-Level Metrics: A Disciplinary Comparison of Google Scholar Citations, ResearchGate, and Impactstory. Frontiers in Research Metrics and Analytics, [S. l.], v. 2, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frma.2017.00014/full. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/frma.2017.00014

ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; LÓPEZ-CÓZAR, E. D. The next bibliometrics: Almetrics (Author Level Metrics) and the multiple faces of author impact. Profesional de la Información, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 485-496, 2016. Disponível em: http://profesionaldelainformacion.com/contenidos/2016/may/18.pdf. Acesso em: 23 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2016.may.18

ORTEGA, J. L. Altmetrics data providers: A meta-analysis review of the coverage of metrics and publication. Profesional de la información, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.profesionaldelainformacion.com/index.php/EPI/article/view/epi.2020.ene.07. Acesso em: 03 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2020.ene.07

PRIEM, J.; PIWOWAR, H. A.; HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. arXiv, [S. l.], 2012. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1203.4745. Acesso em: 19 dez. 2022.

SANTOS, F. F.; SILVA, M. C.; ARAÚJO, R. F.; MOURA, A. M. M. Relações entre o sistema de recompensa acadêmica, presença e atenção online dos pesquisadores em Comunicação no Brasil. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 8., 2022, Alagoas. Anais [...]. Alagoas: UFAL, 2022. p. 650-657. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ojs/index.php/ebbc/article/view/54. Acesso em: 19 dez. 2022.

SILVA, F.C.C.; SILVEIRA, L. O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, Campinas, v. 31, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e190001. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e190001

SILVA, J. B. M.; JESUS, D. L.; MARICATO, J. M. Possibilidades e limitações da plataforma altmetric: estudo exploratório e descritivo a partir das menções de artigos da Scielo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. p. 504-511. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/117531. Acesso em: 19 dez. 2022.

SILVA, M. R.; ROCHA, E. S. S. Análise da produção científica sobre altmetria à luz das ferramentas altmétricas. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60740. Acesso em: 06 ago. 2022.

SILVEIRA, L.; RIBEIRO, N. C.; SANTOS, S. R. O.; SILVA, F. M. A.; SILVA, F. C. C.; CAREGNATO, S. E.; OLIVEIRA, A. C. S.; OLIVEIRA, D. A.; GARCIA, J. C. R.; ARAÚJO, R. F. Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 26, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79646. Acesso em: 25 out. de 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79646

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Research Evaluation Metrics. [S. l.], 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232210. Acesso em: 23 jul. 2022.

WILDGAARD, L.; SCHNEIDER, J. W.; LARSEN, B. A review of the characteristics of 108 author-level bibliometric indicators. Scientometrics, [S. l.], v. 101, p. 125-158, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-014-1423-3. Acesso em: 19 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-014-1423-3

XAVIER, R. C. M.; COSTA, R. O. A ciência como mercadoria. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, [S. l.], v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/8217. Acesso em: 19 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Santos, F. F. dos, Silva, M. C. da, Araújo , R. F., & Moura , A. M. M. de. (2023). O sistema de recompensa científico e a altmetria: relações entre os indicadores de atenção online e as práticas de comunicação e divulgação científica dos pesquisadores em comunicação no Brasil. Informação & Informação, 27(3), 596–621. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n3p596