Mapeamento das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil na Web.

Autores

  • Nadia Vanti UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p55

Palavras-chave:

Mensuração da Pesquisa

Resumo

Como parte de uma pesquisa mais ampla a respeito da presença das instituições federais de ensino superior brasileiras na Web, realizou-se uma análise das universidades da região Nordeste do país por meio da aplicação de diferentes indicadores webométricos: tamanho do sítio, visibilidade, fator de impacto Web - FIW, luminosidade e densidade da rede. Para a medição do tamanho dos sítios Web e de sua visibilidade no mundo virtual, utilizou-se o motor de busca Yahoo e o fator de impacto foi calculado por meio de uma fórmula especialmente criada para este fim. A luminosidade destes sítios foi calculada tendo como ferramenta o programa mapeador Xenu Link Sleuth. A densidade da rede foi obtida também com a aplicação de uma fórmula. O programa Ucinet6 foi utilizado para a visualização das conexões entre os sítios das universidades da região. Os resultados demonstraram que as universidades maiores são também aquelas mais acessadas e as menores são as que costumam acessar mais websites. O fator de impacto não apresentou resultados significativos quando aplicado a sítios Web e a densidade da rede das universidades federais da região Nordeste do Brasil mostrou-se muito baixa, o que representa um enorme potencial inexplorado no que diz respeito à conectividade destas instituições com seus pares neste ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nadia Vanti, UFRN

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Métricos da Informação (EMICT&I) na UFRN, onde coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado Análise webométrica das universidades públicas brasileiras, iniciado no final de 2007. Os principais temas de pesquisa que desenvolve são: produção científica e métodos quantitativos de avaliação do fluxo da informação: bibliometria, cientometria, informetria, webometria e cibermetria. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre estes temas. Apresenta, também, trabalhos em outras publicações (anais de congresso, capítulos de livros e livros).

Downloads

Publicado

2010-03-19

Como Citar

Vanti, N. (2010). Mapeamento das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil na Web. Informação & Informação, 15(1), 55–67. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p55

Edição

Seção

Artigos