Ontologias
da epistemologia ao contexto organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p99Palavras-chave:
Ontologia, Informação, Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Ambiente organizacionalResumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a sistematização de variantes conceituais e epistemológicas para o termo Ontologia e como o seu conceito se relaciona com as mais diversas áreas do conhecimento, incluindo suas contribuições à gestão do conhecimento e à memória organizacional.
Metodologia: Esta é uma pesquisa de natureza descritiva e que utiliza uma abordagem qualitativa para compreender melhor os diversos olhares apresentados sobre o objeto de estudo em questão; para tanto, realizou-se a coleta dos dados necessários ao seu desenvolvimento por meio de uma revisão sistemática da literatura de artigos em outros idiomas e nas bases indexadoras Scielo, Scopus e no portal de periódicos CAPES.
Resultados: Nossa compreensão das Ontologias enquanto estruturas que se organizam a partir da categorização e codificação de conceitos, conduziram à sistematização dos conceitos e pensamentos filosóficos mais abordados na literatura, bem como a elaboração de uma nuvem semântica, através do site Wordcloud, representação que evidencia as palavras-chave associadas à definição de “Ontologia” e que nos permitiu a reflexão acerca de suas contribuições para as estratégias de estruturação, armazenamento, guarda e reuso de conteúdos nos espaços organizacionais.
Conclusões: Finalizamos, portanto, com o entendimento da Ontologia enquanto conceito filosófico e aplicado multidisciplinar, que, enquanto método, se apresenta como uma importante ferramenta para caracterização semântica de termos de um determinado domínio e para a representação da memória organizacional e da gestão do conhecimento.
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