Análise semiológica do documento fotográfico a partir do pensamento de Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p35Palavras-chave:
Fotografias, Documento, Francesca Woodman, Roland BarthesResumo
Objetivo: Analisar os aspectos semiológicos da fotografia, considerando-a um gênero do discurso secundário, a partir dos conceitos de studium e punctum de Roland Barthes.
Metodologia: Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que utiliza trabalhos fotográficos da americana Francesca Woodman a partir da construção de um panorama histórico teórico da fotografia como documento e do processo criativo de autora de maneira exploratória com abordagem qualitativa.
Resultados: Expõe ao longo da pesquisa discussões sobre o caráter documental da fotografia e de elementos que constituem a poética visual de Woodman como: o corpo grotesco, a performance, a relação do espaço, tempo e memória.
Conclusão: Percebe-se que o processo de criação fotográfica passa por uma série de mediações, que gera uma liberdade maior de experimentação, com uma busca por novas formas de expressão e intervenção. A fotografia além de documento iconográfico que materializa memória e história, é elemento de representação da estética e da arte que passa pelo campo visual do fotógrafo.
Downloads
Referências
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
AUSLANDER, P. The Performativity of Performance Documentation. PAJ: A Journal of Performance and Art, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1-10, set., 2006. DOI: https://doi.org/10.1162/pajj.2006.28.3.1
BAITELLO, N. Comunicação, mídia e cultura. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 11-16, 1998. DOI: https://doi.org/10.31789/rpd-201808220022
BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal, São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M.; VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2017.
BARTHES, R. A Câmara Clara: Nota sobre Fotografia. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1984.
BARTHES, R. Elementos de Semiologia. São Paulo: Cultrix, 1996.
BARTHES, R. Oeuvres completes. 9. ed. Paris: Seuil, 2002.
BATCHEN, G. A câmara clara: outra pequena história da Fotografia. Revista Comunicação & Linguagem, Lisboa, v. 39, p.13-26, jun. 2008.
BERNSTEIN, Ana. Francesca Woodman: fotografia e performatividade. 2014. Disponível em: http://revistaportfolioeav.rj.gov.br/edicoes/03/?p=1367. Acesso em: 7 maio 2015.
BOURDIEU, P. Un Art moyen: essai sur usages sociaux de la photografhie. Paris: Ed de Minuit, 1965.
CAETANO, K.; LIMA, O. A questão do referente em alguns fotógrafos contemporâneos. Significação Revista Brasileira de Semiótica, São Paulo, v. 20, nov., 2003. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2003.159045
CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONSTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 5., 2003, Belo Horizonte, Anais [...]. Belo Horizonte: ANCIB/UFMG, 2003.
DUARTE, A. S. Palavras Aladas: as aves de Aristófanes. São Paulo, 1993. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1993.
FONTANARI, R. Roland Barthes e o signo fotográfico. Revista USP, São Paulo, n. 97, p. 112-119, 2013. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i97p112-119. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/61692. Acesso em: 17 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i97p112-119
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, M. S. L.; MARTELETO, R. M.; LARA, M. L. G. (org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: FUNDEPE, 2008, p. 19-34. DOI: https://doi.org/10.36311/2008.978-85-98176-17-8.p19-34
FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P. O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distância do bibliotecário. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, Jan./Abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000100005
GOODMAN, M. Francesca Woodman. 2015. Disponível em: http://www.mariangoodman.com/exhibitions/2015-02-12_francesca-woodman/. Acesso em: 18 maio 2015.
GURAN, M. Linguagem fotográfica e informação. 2. ed. Rio de Janeiro: Gama Filho,1999.
HEENAN, A. A Francesca Woodman Gallery. 2014. Disponível em: http://www.heenan.net/woodman/boulder/. Acesso em: 26 maio 2015.
IRIGARAY, L. The language of man: To speak is never neutral. New York: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350251946
KOSSOY, B. Fotografia e história. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LARA, Marilda; Ortega, Cristina. Para uma abordagem contemporânea do documento na Ciência da Informação. In: ISKO, 10., 2011, Coruña. Actas [...]. Coruña: Universidade da Coruña, 2012. p. 371-387.
LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
LIMA, O. L. S. Câmara Clara: um diálogo com Carthes. In: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO EM CONGRESSO NA COVILHÃ, 3., 2004, Covilhã. Actas do [...]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2005. Sessão temática: Estética e tecnologias da imagem. p. 235-239. (v. 1.)
LOPEZ, I. Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2008.
MIRANDA, A. B.; SIMEÃO, E. L. M. S. A conceituação de massa documental e o ciclo de interação entre tecnologia e o registro do conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, 2002. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/3853. Acesso em: 18 jan. 2022.
MIRANDA, A. B.; SIMEÃO, E. L. M. S. Informação e tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.
OTLET, P. El Tratado de Documentación: el libro sobre el libro. Murcia: Universidad de Murcia,1996.
PEIRCE, C.S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
PICON-VALLIN, B. A arte do teatro entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2006.
PROSS, H. Medienforschung. Film, funk, presse, fernsehen. Darmstadt: Carl Habel, 1972.
ROUILLE, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC São Paulo, 2009.
SALDANHA, G. O documento e a “via simbólica”: sob a tensão da “neodocumentação”. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 65-68, jan./jun., 2013. DOI: https://doi.org/10.18377/2316-7300/informacaoarquivistica.v2n1p65-88
VIEIRA, S. B. Indexação automática e manual: revisão de literatura. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 17, n. 1, jan./jun. 1988. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/1391. Acesso em: 18 jun. 2015.
VILLAÇA, N.; GÓES. F. Em nome do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
WOODMAN, F. Self Portrait. New York, New York, 1979. Disponível em: https://www.heenan.net/providence/. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Self-portrait at Thirteen. Antella, Italy, 1972. Disponível em: https://woodmanfoundation.org/artworks/self-portrait-at-13. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Talking to Vince. Providence, Rhode Island, 1980. Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/talking-to-vince-francesca-woodman/ZwGetftC6OXKpg. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Untitled. Providence, Rhode Island, 1976a. Disponível em: https://www.heenan.net/providence/. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Untitled. Providence, Rhode Island, 1976b. Disponível em: https://www.heenan.net/providence/. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Untitled. Providence, Rhode Island, 1976c. Disponível em: https://www.heenan.net/providence/. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Untitled. Providence, Rhode Island, 1976d. Disponível em: https://www.heenan.net/providence/. Acesso em: 06 nov. 2024.
WOODMAN, F. Untitled. Rome, 1977-8. Disponível em: https://www.heenan.net/italy/. Acesso em: 06 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.