Análise semiológica do documento fotográfico a partir do pensamento de Roland Barthes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p35

Palavras-chave:

Fotografias, Documento, Francesca Woodman, Roland Barthes

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos semiológicos da fotografia, considerando-a um gênero do discurso secundário, a partir dos conceitos de studium e punctum de Roland Barthes.
Metodologia: Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que utiliza trabalhos fotográficos da americana Francesca Woodman a partir da construção de um panorama histórico teórico da fotografia como documento e do processo criativo de autora de maneira exploratória com abordagem qualitativa.
Resultados: Expõe ao longo da pesquisa discussões sobre o caráter documental da fotografia e de elementos que constituem a poética visual de Woodman como: o corpo grotesco, a performance, a relação do espaço, tempo e memória.
Conclusão: Percebe-se que o processo de criação fotográfica passa por uma série de mediações, que gera uma liberdade maior de experimentação, com uma busca por novas formas de expressão e intervenção. A fotografia além de documento iconográfico que materializa memória e história, é elemento de representação da estética e da arte que passa pelo campo visual do fotógrafo.

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Biografia do Autor

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil. 

Georgia Ramine Silva de Lira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil. 

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Pajeú, H. M., & Lira, G. R. S. de. (2024). Análise semiológica do documento fotográfico a partir do pensamento de Roland Barthes. Informação & Informação, 29(1), 35–67. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2024v29n1p35