Gestão do conhecimento científico e universidade: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n2p198Palavras-chave:
Gestão do conhecimento científico. Universidades. Gestão do Conhecimento. Comunicação Científica.Resumo
Objetivo: realizar uma revisão sistemática de literatura (RSL) para verificar o estado da arte das pesquisas sobre GCC e universidades, atentando para temas e problemas mais recorrentes, metodologias e resultados dessas investigações.
Metodologia: RSL sobre GCC e universidade em bases de dados de artigos e de teses e dissertações por meio de critérios de inclusão, sistematização e análise, com utilização dos softwares Parsif.al, My-SAE e Mendeley.
Resultados: verifica-se nos trabalhos incluídos (121 artigos, 2 teses e 11 dissertações) uma concentração de publicações nas ciências da informação e, no caso dos artigos, discussões mais voltadas a linguagens e tecnologias da CC e a processos sociais do fazer científico; nas teses e dissertações predominam temas sobre o aprimoramento da gestão da informação e conhecimentos aplicados às universidades. Quanto à metodologia, verifica-se a concentração do estudo de caso com suporte da análise de conteúdo e revisão bibliográfica associada a proposições conceituais.
Conclusões: conclui-se que as diversas contribuições dos trabalhos apontam para proposições teóricas e conceituais; construção de modelos, diretrizes e produtos; descrição de experiências formativas; sistematização do uso de indicadores e parâmetros avaliativos, dentre outros que apontam para as potencialidades investigativas sobre a GCC em suas relações com as universidades.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução: Denice Bárbara Catani. São Paulo: Edunesp, 2004.
BRAGA, Gilda Maria. Informação, Ciência, Política Científica: o pensamento de Derek de Solla Price. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 155-177, 1974. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/50. Acesso em: 15 dez. 2020.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele University, 2004.
LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução: Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
LEITE, Fernando César Lima. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. Brasília. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
LEITE, Fernando César Lima; COSTA, Sely M. S. Repositórios institucionais como ferramentas de gestão do conhecimento científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 206-219, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/xHsy3pkHDq3w6Sm3PLvPRVL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 nov. 2021.
MEADOWS, J. A comunicação científica. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O crescimento da ciência, o comportamento científico e a comunicação científica: algumas reflexões. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte.
PENNA, Elenita Freitas; LOBLER, Mauri Leodir. A Gestão do Conhecimento aplicada à produção científica do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 20, edição especial, p. 103-116, set. 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/552. Acesso em: 09 set. 2020.
PRICE, Derek, J. de Solla. Litlle Sience, Big Science... and Beyond. New York: Columbia University Press, 1986.
RIDLEY, Diana. The literature review: A step-by-step guide for students. London: Sage, 2012.
STEPANIC, Josip; ZOROJA, Jovana; SIMICEVIC, Vanja. Case Study in Interdisciplinary Scientific Communication: a decade of the INDECS Journal. Business Systems Research Journal, Zagreb, v. 8, n. 2, p. 101-114. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320845492_Case_Study_in_Interdisciplinary_Scientific_Communication_A_Decade_of_the_INDECS_Journal. Acesso em: 10 jan. 2021.
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 67-85, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_33e67453a4_0013710.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.
ZIMAN, John. Conhecimento público. Tradução: Regina Regis Junqueira. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.