Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da ciência da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p109

Palavras-chave:

Informação estudos e conceito, Ciência da informação, Mediação da informação, Dimensões da mediação da informação

Resumo

Objetivo: Abordagem analítica acerca da informação, seus estudos e fazeres, buscando situar a mediação da informação e suas dimensões nos contornos epistemológicos do campo científico da Ciência da Informação.
Metodologia: Estudo bibliográfico com a adoção da revisão sistemática da literatura (RSL).
Resultados: Como filósofos e pesquisadores de outros campos que refletiram e refletem acerca das relações entre pensamento, linguagem e representação no processo de construção e compartilhamento do conhecimento, os pesquisadores da Ciência da Informação têm feito o mesmo ao tratarem da produção, organização, circulação, disseminação, recuperação, acesso, uso e apropriação da informação, evidenciando que esses processos se caracterizam como camadas do fenômeno, que impulsionam o diálogo interdisciplinar. Por outro lado, verifica-se que a mediação da informação atua como um elemento atrator dessas camadas constitutivas da informação na sua condição de fenômeno social.
Conclusões: O traçado histórico e epistemológico dos estudos e fazeres informacionais desvelam por um lado a complexidade do fenômeno informação que motiva o diálogo interdisciplinar com outros campos do conhecimento, e por outro oferece evidências que permitem a proposição de que a mediação da informação, com suas dimensões, pode ser considerada um fundamento da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e mestre em Educação. Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? Chapecó: Argos, 2009.

AITCHISON, J. The thesaurofacet: a multipurpose retrieval language tool. Journal of Documentation, v. 36, n. 3, p. 187-203, 1970.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: ENCUENTRO DE EDUCADORES E INVESTIGADORES EM BIBLIOTECOLOGIA, ARCHIVOLOGIA, CIÊNCIA DE LA INFORMACIÓN Y DE LA DOCUMENTACIÓN DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE (EDIBCIC), 7., 2006, Marília. Anais [...] Marília: UNESP, 2006. Disponível em http://edicic.org/data/documents/Actas_VII_EDIBCIC.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da Informação e Múltiplas Linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/170. Acesso em: 10 out. 2013.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

BUSH, V. As we may think. Atlantic Monthly, v. 176, p. 101-108, 1945.

CAPURRO, R. The concept of information. Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, p. 343-411, 2003.

COSTA, C. Filosofia da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

DAHLBERG, I. A. Referent-oriented analytical concept theory of interconcept. International Classification, v. 5, n. 3, p. 142-150, 1978a.

DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 101-107, 1978b.

DODEBEI, V. O sentido e o significado do documento para a memória digital. In: FREITAS, L. S.; MARCONDES, C. H.; RODRIGUES, A. C. (org.). Documento: gênese e contextos de uso: estudos da informação. Niterói: EdUFF, 2010. v. 1, p. 81-96.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FROHMANN, B. Taking policy beyond information science: applying the actornetwork theory for connectedness: information, systems, people, organizations. In: ANNUAL CONFERENCE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23., 1995, Alberta. Proceedings […]. Alberta: 1995. Disponível em: http://instruct.uwo.ca/faculty/Frohmann. Acesso em: 21 nov. 2011.

FROHMANN, B. Documentation redux: prolemenon to (another) philosophy of information. Library Trends, v. 52, n. 3, p. 387-407, 2004.

FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, M. S. L.; MARTELETO, R. M.; LARA, M. L. G. (org.). Dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Fundepe Editora, 2008. p. 13-36.

FROHMANN, B. Revisiting What is document? Journal of Documentation, v. 65, n. 2, p. 192-303, 2009.

GOMES, H. E. Longa caminhada no tratamento semântico de documentos. In: FREITAS, L. S.; MARCONDES, C. H.; RODRIGUES, A. C. (org.). Documento: gênese e contextos de uso: estudos da informação. Niterói: EdUFF, 2010. v. 1, p. 193-204.

GOMES, H. F. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, V.; JACKS, N.; GOLIN, C. (org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. cap. 5, p. 91-107.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/1909. Acesso em: 27 dez 2017.

GOMES, H. F. Mediação consciente da informação; categoria fundante ao protagonismo profissional e social. In: SILVA, Franciéle C. G. da; ROMEIRO, Nathália (Orgs.). O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2019a. p. 187-206. Disponível em: https://www.nyota.com.br/. Acesso em: 27 abr. 2020.

GOMES, H. F. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação. Rio de Janeiro, v. 5, p. 10-21, 2019b. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644. Acesso em: 20 maio 2020.

GOMES, H. F. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida activa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, H. F; NOVO, H. F. (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. cap. 2, p. 27-44.

GOMES, H. F. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, out./ dez. 2020.

HEIDEGGER, M. Kant y el problema de la metafísica. 6. ed. México, DF: Fondo de Cultura Economica, 1996.

HJORLAND, B. Concept in knowledge organization. In: HJORLAND, B. Lifeboat for knowledge organization. 2008. Disponível em: http://arkiv.iva.ku.dk/kolifeboat/CONCEPTS/concept_in_knowledge_organizatio.htm. Acesso em: 15 jun. 2008.

HODGE, G. Systems of knowledge organization for digital libraries: beyond traditional authority files. Washington, DC: The Digital Library Federation, 2000. Disponível em: https://www.clir.org/wp-content/uploads/sites/6/pub91.pdf. Acesso em: 10 dez. 2010.

KANT, E. Crítica de la razón pura. Barcelona: Folio, 2000.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LE GOFF, J. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007.

LE GOFF, J. Uma longa Idade Média. Rio de Janeiro: 2008.

MALCLÈS, L. N. La bibliographie. Paris: Press Universitaires de France, 1956.

MOREIRO GONZÁLEZ, J. A. Palavra, termo, conceito: das linguagens documentárias até os vocabulários semânticos para a web. In: FREITAS, L. S.; MARCONDES, C. H.; RODRIGUES, A. C. (org.). Documento: gênese e contextos de uso: estudos da informação. Niterói: EdUFF, 2010. v. 1, p. 11-34.

MURGUÍA, E. I. Documento e instituição: produção, diversidade e verdade. In: FREITAS, L. S.; MARCONDES, C. H.; RODRIGUES, A. C. (org.). Documento: gênese e contextos de uso: estudos da informação. Niterói: EdUFF, 2010. v.1, p. 123-140.

OCAMPO, L. T. R. Curso de Mestrado em Administração de Centros Culturais: esquema conceitual. Apontamentos Memória & Cultura, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 1-8, 1991.

PERAYA, D. Médiation et médiatisation: le campus virtuel. Hermès, Paris, n. 25, 1999. Disponível em: http://documents.irevues.inist.fr/handle/2042/14983. Acesso em: 25 jun. 2010.

PAREYSON. L. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

RANGANATHAN, S. R. Prolegomena to library classification. 3. ed. Bombay: Asia, 1967.

SANTOS NETO, J. A. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da construção e desenvolvimento dos conceitos. 2019. 406 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.

SHERA, J. H. The sociological relationships of information science. Journal of the American Society for Information Science, [S.l.], v. 22, p. 76-80, apr. 1971.

SHERA, J. H. Toward a theory os Librarianship and information Science. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 2, n. 2, dez. 1973. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/30/30. Acesso em: 22 abr. 2020.

SMITH, B. Document acts, 2005. Disponível em: http://ontology.buffalo.edu/document_acts.doc. Acesso em: 21 nov. 2011.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. 2. ed. Madrid: A. Machado Libros, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003a.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Edição comentada. São Paulo: Artmed, 2003b.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Gomes, H. F. (2021). Informação, estudos e fazeres: travessias assertivas da mediação e suas dimensões como fundamento da ciência da informação. Informação & Informação, 26(4), 109–145. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p109

Edição

Seção

Dossiê Temático