Biblioteca universitária e saberes informacionais: uma experiência com a wikipédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p645

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Educação superior, Saberes informacionais, Wikipédia

Resumo

Objetivo: A partir de experiência realizada de modo articulado entre biblioteca universitária e sala de aula, com o emprego da enciclopédia digital Wikipédia, o estudo aborda a biblioteca universitária como dispositivo educativo, ocupado com a apropriação de saberes informacionais pelos estudantes.
Metodologia: Pesquisa qualitativa, exploratória e participante.
Resultados: A experiência revelou indícios do potencial de uso da Wikipédia em práticas de produção textual que contribuam à construção, junto aos estudantes, de percepções acerca da apropriação e da produção de informações na cultura científico-acadêmica. Além disso, expôs a relevância da biblioteca universitária como dispositivo educativo ao se ocupar com ações voltadas às dinâmicas de produção de sentidos no contexto científico-acadêmico.
Conclusões: O estudo destacou a importância dos diálogos entre biblioteca universitária e sala de aula por meio do desenvolvimento de ações que tenham como uma meta comum, a ambas as esferas, a formação do estudante como sujeito que se relaciona afirmativamente com informação e conhecimento. Considerou-se que, ao desenvolvimento da dimensão educativa da biblioteca universitária, são demandadas metodologias e práticas concretas em torno da apropriação de saberes informacionais, aspecto que levou a pontuar o potencial de uso da Wikipédia em ações relacionadas aos processos de pesquisa, leitura, escrita e, também, para o estudante experimentar a escrita como ato autônomo e criativo.

Biografia do Autor

Lilian Viana, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP

Ivete Pieruccini, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP

 

Stela Nascimento Madruga, Universidade de São Paulo - USP

Mestrado em Gestão da Informação pela Universidade de São Paulo - USP

 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Viana, L., Pieruccini, I., & Madruga, S. N. (2021). Biblioteca universitária e saberes informacionais: uma experiência com a wikipédia. Informação & Informação, 26(4), 645–669. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n4p645

Edição

Seção

Relatos de Experiência