Catalogação Descritiva: necessidade de revisão em suas bases teórico-conceituais?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p107Palavras-chave:
Catalogação Descritiva, Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Teses e dissertações, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Introdução: Na Ciência da Informação e na Biblioteconomia, uma de suas disciplinas, a Catalogação Descritiva, passa por um momento importante de reflexão, de (re) dimensionamento de sua identidade e conta com a colaboração de profissionais de áreas afins, num processo de discussão inter e transdisciplinar. Considerando a Catalogação Descritiva como um dos pilares para a representação documental e atrelada ao contexto tecnológico vigente busca-se busca refletir de que maneira os conceitos e as bases teóricas e aplicadas da Catalogação Descritiva podem e devem ser repensados, para o fortalecimento do referencial teórico-epistemológico para novas discussões e pesquisas conjuntas, a partir da investigação das teses e das dissertações sobre o tema Catalogação Descritiva defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs), no cenário brasileiro.
Objetivo: Como objetivos esse estudo visa: a) identificar o conceito de Catalogação Descritiva nas pesquisas desenvolvidas; b) identificar a bibliografia utilizada em cada trabalho; c) identificar as instituições que abrigam as pesquisas; e d) propor a unificação do conceito.
Metodologia: Adotou-se a Revisão Sistemática da Literatura como método de pesquisa, que propiciou o mapeamento da produção científica, a discussão e o desenvolvimento de um corpus teórico, que permitiu a unificação do conceito Catalogação Descritiva.
Resultados: Foram identificadas 48 (quarenta e oito) dissertações de mestrado e 16 (dezesseis) teses de doutorado que abordam a Catalogação Descritiva e seus temas potenciais e emergentes relacionados ao contexto tecnológico vigente. Como resultados são apresentados o mapeamento dos conceitos utilizados no domínio da Catalogação Descritiva; as instituições que produziram os trabalhos acadêmico-científicos, a bibliografia utilizada para subsidiar a concepção epistemológica do tema e a proposta de unificação do conceito.
Conclusões: O mapa do conhecimento construído acerca da Catalogação Descritiva revela que a temática vem sendo abordada timidamente, desde a criação dos primeiros Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Dessa forma, há um caminho a ser percorrido para que os estudos em Catalogação Descritiva desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação tenham mais visibilidade e ocupe efetivamente seu lugar na agenda das discussões acadêmicas e científicas referentes à produção de conhecimento nesse domínio, no panorama da Ciência da Informação brasileira.
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