Análise de usabilidade nas homepages das instituições de ensino superior de Montes Claros/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p651

Palavras-chave:

Usabilidade, Avaliação de usabilidade, Checklist de usabilidade, Homepages

Resumo

Objetivo: Avaliar a usabilidade das homepages das instituições de ensino superior localizadas na cidade de Montes Claros/MG.
Metodologia: A análise foi realizada em nove instituições de ensino superior, abrangendo universidades, centros universitários e faculdades, através de pesquisa exploratória, por meio de checklist de usabilidade geral de homepage, com quarenta e duas questões, cujas respostas eram se atendiam ou não ao quesito analisado.
Resultados: Constatou-se que nenhuma das instituições analisadas atendem a totalidade dos requisitos propostos. A Instituição de Ensino Superior, com 62% de atendimento ao checklist, é a que mais se aproxima das adequações de usabilidade enquanto a que menos se aproxima possui um percentual de 33%.
Conclusões: Constatou-se haver problemas variados de usabilidade como ausência de informações pertinentes à localização, canais de comunicação e utilização de outras línguas, que dificultam a disseminação das informações pertinentes aos ambientes educacionais estudados, demonstrando a possibilidade de melhorias destas organizações nos quesitos analisados.

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Biografia do Autor

Christine Martins de Matos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

June Marize Castro Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Márcio Matias, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

Matos, C. M. de, Silva, J. M. C., & Matias, M. (2021). Análise de usabilidade nas homepages das instituições de ensino superior de Montes Claros/MG. Informação & Informação, 26(3), 651–673. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p651

Edição

Seção

Artigos