Acesso aos serviços e produtos da biblioteca em tempos de pandemia da covid-19: possibilidades de uso do Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p333

Palavras-chave:

Serviços - Bibliotecas, Facebook, Covid-19

Resumo

Objetivo: Este artigo pretende apresentar recursos do site de rede social Facebook que podem ser utilizados por bibliotecas para a disponibilização de seus serviços, sobretudo, no contexto pandêmico.
Metodologia: Por meio da revisão de literatura sistemática sobre o tema em questão a partir da recuperação de artigos na Base de Dados em Ciência da Informação, bem como da adoção da técnica da observação direta dos recursos disponíveis no Facebook, buscou-se relacioná-los ao uso das ações desempenhadas pelas bibliotecas.
Resultados: O Facebook é o site de rede social mais utilizado no mundo. Possui vários recursos que o caracterizam como espaço virtual de interação, possibilitando o diálogo e facilitando a realização de atividades de informação por bibliotecas.
Conclusões: O uso do Facebook pode ampliar a interlocução entre bibliotecas e usuários no contexto da Covid-19. Importante considerar a necessidade de atualização constante das competências em informação e comunicação dos profissionais atuantes em bibliotecas a fim de expandir com maior qualidade a disponibilização dos seus produtos e serviços, criando espaços de estímulo ao diálogo com e entre seus usuários.

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Biografia do Autor

Bruna Lessa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Lessa, B. (2021). Acesso aos serviços e produtos da biblioteca em tempos de pandemia da covid-19: possibilidades de uso do Facebook. Informação & Informação, 26(2), 333–353. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p333

Edição

Seção

Artigos