Práticas informacionais em ambientes virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p431

Palavras-chave:

Práticas informacionais, Ambientes virtuais, Letramento informacional, Resiliência informacional, Tecnologia da informação e comunicação

Resumo

Introdução: estuda a produção sobre a temática “Práticas Informacionais em Ambientes Virtuais”, considerando que as relações entre as tecnologias da informação e comunicação evoluem e modificam as práticas dos sujeitos o que demanda abordagens complexas nos ambientes informacionais e que envolvem o contexto social e cultural.
Objetivo: identificar, no período de 2010 a 2019, trabalhos que abordam o tema “práticas informacionais em ambientes virtuais”, analisando aspectos quantitativos bibliométricos e altimétricos dessa produção e qualitativos relacionados aos conceitos mais recorrentes utilizados em seus respectivos referenciais teóricos.
Metodologia:
revisão sistemática de literatura, por meio de consulta as bases de dados: Emerald Group Publishing Limited, Information Science ad Technology Abstracts, Library and Information Scicente Abstracts, Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text, Scopus e Web of Science.
Resultados: foram identificados e analisados 58 artigos pertinentes ao tema; nos quais a palavra-chave mais recorrente foi “letramento informacional”. Os conceitos utilizados para fundamentação teórica dos textos abordam: “estudos de usuários”, “resiliência informacional”, letramento informacional”, “práticas informacionais" e “ambientes virtuais”; os países com maior produção compreendem o Reino Unido e Estados Unidos da América; Given, L. M. aparece como autor com maior número de citações.
Conclusões: a integração de estudos de práticas informacionais em ambientes virtuais ainda está em processo de consolidação e tem gradativamente expandido suas aplicações empíricas para ambientes virtuais e não somente aos ambientes físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laelson Felipe da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UNB

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Referências

ARAÚJO, C. A. A. O que é ciência da informação. São Paulo: KMA, 2018.

ARAÚJO, C. A. A. Estudos de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, v. 1, n. 1, p. 61-78, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/2970 Acesso em: 28 fev. 2019.

BAWDEN, D. Everyday practices of documentation, and the influence of information science. Journal of Documentation v. 65, n. 5, p. jd.2009.27865eaa.001, 4 set. 2010. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/jd.2009.27865eaa.001. Acesso em: 24 ago. 2019.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002.

BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302002000200008&script=sci_arttext. Acesso em: 04 abr. 2020.

BØYUM, I.; AABØ, S. The information practices of Business PhD students. New Library World Oslo and Akershus University College of Applied Science, v. 116, n. 3/4, p. 187–200 , 9 mar. 2015. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/NLW-06-2014-0073. Acesso em: 24 ago. 2019.

COX, A. M. Embodied Knowledge and Sensory Information: Theoretical Roots and Inspirations. Library Trends The University of Sheffield, v. 66, n. 3, p. 223–238, 2018. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2157692966?accountid=149610. Acesso em: 24 ago. 2019.

COX, A. M.; GRIFFIN, B.; HARTEL, J. What everybody knows: embodied information in serious leisure. Journal of Documentation University of Newcastle, v. 73, n. 3, p. 386–406, 8 maio 2017. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/JD-06-2016-0073. Acesso em: 24 ago. 2019.

COX, A. M.; MCKINNEY, P.; GOODALE, P. Food logging: an information literacy perspective. Aslib Journal of Information Management, v. 69, n. 2, p. 184–200, 20 mar. 2017. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/AJIM-12-2016-0208. Acesso em: 24 ago. 2019.

DUARTE, A. B. S.; ARAÚJO, C. A. A.; DE PAULA, C. P. A. Práticas Informacionais: desafios teóricos e empíricos de pesquisa. Informação em Pauta, v. 2, p. 111-135, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20650. Acesso em: 15 maio 2018.

ELLY, T.; EPAFRA SILAYO, E. Agricultural information needs and sources of the rural farmers in Tanzania: A case of Iringa rural district. Library Review University of Dar es Salaam, v. 62, n. 8/9, p. 547–566 , 25 nov. 2013. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/LR-01-2013-0009. Acesso em: 24 ago. 2019.

FARRELL, R.; BADKE, W. Situating information literacy in the disciplines: A practical and systematic approach for academic librarians. Reference Services Review University of New York. v. 43, n. 2, p. 319–340 , 8 jun. 2015. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/RSR11-2014-0052. Acesso em: 24 ago. 2019.

FENG, Y.; AGOSTO, D. E. From health to performance: Amateur runners’ personal health information management with activity tracking technology. Aslib Journal of Information Management Drexel University, v. 71, n. 2, p. 217–240, 18 mar. 2019. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/AJIM-07-2018-0170. Acesso em: 24 ago. 2019.

GONZÁLEZ-TERUEL, A. Cuatro tradiciones en la investigacion del usuario: user studies, information behavoiur, information practice e information experience, AIB Studi Universitat de València, v. 58, n. 3, p. 439–439, set. 2018. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=izh&AN=136795734&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 21 ago. 2018.

GUZIK, E. Information Sharing as Embodied Practice in a Context of Conversion to Islam. Library Trends university of waterloo, v. 66, n. 3, p. 351–370, 2018. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2157673433?accountid=149610.

HARVIAINEN, J. T.; RAPP, A. Multiplayer online role-playing as information retrieval and system use: an ethnographic study. Journal of Documentation University of Tampere, p. JD-07-2017-0100, 24 jan. 2018. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/JD-07-2017-0100. Acesso em: 24 ago. 2019

JOHNSON, A. M. ; SPROLES, C.; DETMERING, R. Library instruction and information literacy 2009. Reference Services Review University of Louisville, v. 38, n. 4, p. 676–768, 16 nov. 2010. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/00907321011090809. Acesso em: 24 ago. 2019.

JOHNSON, A.M.; SPROLES, C; REYNOLDS, L. Library instruction and information literacy, 2008. Reference Services Review University of Louisville, v. 37, n. 4, p. 463–553, 13 nov. 2010. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/00907320911007056. Acesso em: 24 ago. 2019.

LLOYD, A. Framing information literacy as information practice: site ontology and practice theory. Journal of Documentation Charles Sturt University. v. 66, n. 2, p. 245–258, 9 mar. 2010. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/00220411011023643. Acesso em: 24 ago. 2019.

LLOYD, A. Researching fractured (information) landscapes. Journal of Documentation University of Boras. v. 73, n. 1, p. 35–47, 2017. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1850711182?accountid=149610.

LLOYD, A. Stranger in a strange land; enabling information resilience in resettlement landscapes. Journal of Documentation University College London. v. 71, n. 5, p. 1029–1042 , 2015. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/2121471930?accountid=149610.

LORENZO, G.; DZIUBAN, Charles. Ensuring the net generation is net savvy. Educause learning initiative, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2006. Disponível em: http://www.understandingxyz.com/index_htm_files/Net%20Gen%20paper.pdf. Acesso em: 04 abr. 2020.

MAUNGWA, T.; FOURIE, I. Competitive intelligence failures: An information behaviour lens to key intelligence and information needs. Aslib Journal of Information Management University of Pretoria. v. 70, n. 4, p. 367–389 ,16 jul. 2018. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/AJIM-01-2018-0018. Acesso em: 24 ago. 2019.

MARTELETO, R. M. Cultura informacional: construindo o objeto informação pelo emprego dos conceitos de imaginário, instituição e campo social. Ciência da informação, v. 24, n. 1, 1995. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/613. Acesso em: 28 fev. 2019.

MARTIN, C. An information literacy perspective on learning and new media. On the Horizon University of Wisconsin-Madison. v. 19, n. 4, p. 268–275, 27 set. 2011. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/10748121111179394. Acesso em: 24 ago. 2019.

MARTZOUKOU, K.; BURNETT, S. Exploring the everyday life information needs and the socio-cultural adaptation barriers of Syrian refugees in Scotland. Journal Of Documentation Roberto Gordon University. v. 74, n. 5, p. 1104–1132 ,10 set. 2018. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/JD-10-2017-0142. Acesso em: 24 ago. 2019.

MOHER, D. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses: The PRISMA Statement. PLOS Medicine, v. 6, n. 4, p. 1-6, 2009. Disponível em: http://journals.plos.org/plosmedicine/article/file?id=10.1371/journal.pmed.1000097&type=pri ntable. Acesso em: 14 jun. 2018.

PINTO, FV. M.; ARAÚJO, C. A. A.. Contribuição ao campo de usuários da informação: em busca dos paradoxos das práticas informacionais. Transinformação, v. 24, n. 3, p. 219-226, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3843/384334891006.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

RESEARCHGATE. P i. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net. Acesso em: 21 dez. 2020

ROCHA, E. C. F.; GANDRA, T. K.; ROCHA, J. A. P. Práticas informacionais: nova abordagem para os estudos de usuários da informação. Biblios, n. 68, p. 96-109, 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1562-47302017000300007&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 23 abr. 2020.

SAVOLAINEN, R. Information need as trigger and driver of information seeking: a conceptual analysis. Aslib Journal of Information Management Tempere University. v. 69, n. 1, p. 2–21 , 16 jan. 2017. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/AJIM-08-2016-0139. Acesso em: 24 ago. 2019.

SAVOLAINEN, R. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrella concepts” of information-seeking studies. The Library Quarterly, v. 77, n. 2, p. 109-132, 2007. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/517840. Acesso em: 27 ago. 2019.

SCHMEIL, A.; EPPLER, M. J.; DE FREITAS, S. A structured approach for designing collaboration experiences for virtual worlds. Journal of the Association for Information Systems, v. 13, n. 10, p. 2, 2012. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/jais/vol13/iss10/2/. Acesso em 13 set. 2019.

SCHOUTEN, D. G; M. Requirements for a virtual environment to support the social participation education of low-literates. Universal Access in the Information Society, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 681–698, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10209-016-0502-z. Acesso em: 23 abr. 2020.

SILVA, L. F. Práticas informacionais: LGBTQI+ e empoderamento no espaço LGBT. 2019. Disnponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16342/1/Arquivototal.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

URQUHART, C. Principles and practice in impact assessment for academic libraries. Information and Learning Science, [S. l.], v. 119, n. 1/2, UK, p. 121–134, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ILS-06-2017-0053. Acesso em: 23 abr. 2020. Acesso em: 23 abr. 2020.

URQUHART, C; YEOMAN, A. Information behaviour of women: theoretical perspectives on gender. Journal of Documentation, [S. l.], v. 66, n. 1, UK, p. 113–139, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00220411011016399. Acesso em: 23 abr. 2020.

VAKKARI, P. Internet use increases the odds of using the public library. Journal of Documentation, v. 68, n. 5, p. 618–638, 31 ago. 2012. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/10.1108/00220411211256003. Acesso em: 24 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

Silva, L. F. da, Araújo, W. J. de, Oliveira, H. P. C. de, & Alves, E. C. (2020). Práticas informacionais em ambientes virtuais. Informação & Informação, 25(4), 431–451. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p431

Edição

Seção

Artigos