A biblioterapia como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p231

Palavras-chave:

Biblioterapia, Leitura terapêutica, Mediação da leitura, Transtorno do Eespectro autista

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção de pais e profissionais sobre os benefícios do uso da biblioterapia como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com TEA.
Metodologia: Fundamentada na pesquisa bibliográfica, a parte teórica inicia com visão de vários autores sobre o TEA para depois apresentar a biblioterapia, e em especial o seu uso como recurso auxiliar no tratamento de crianças com o transtorno. Na parte empírica, realizou-se um estudo de campo de abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas 26 pessoas, entre pais, pedagogos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros.
Resultados: A partir da análise das entrevistas foi possível observar os benefícios que a biblioterapia pode fornecer no tratamento dos principais déficits do transtorno e do efeito positivo no processo de desenvolvimento de crianças com TEA. Além disso, pôde-se perceber que é possível trabalhar a leitura com as crianças que possuam o TEA em graus leve e moderado, embora não tenha sido conclusiva a questão do uso da leitura com crianças de grau severo.
Conclusões: O presente estudo apresentou evidências sobre os benefícios da biblioterapia em crianças com TEA. Apesar de resultados animadores, sente-se a necessidade de estudos mais amplos do impacto que essa terapia alternativa pode ter na vida dessas crianças.

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Biografia do Autor

Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

 

Esther Hermes Lück, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Política Públicas e Formação Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Ribeiro, N. C. R., & Lück, E. H. (2021). A biblioterapia como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Informação & Informação, 26(2), 231–255. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p231

Edição

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Artigos