Formação de Bibliotecários: entre as metodologias ativas e os agentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p697

Palavras-chave:

Formação de bibliotecários, Bibliotecários, Metodologias ativas

Resumo

Introdução Reflete sobre a formação do bibliotecário e sobre as metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem com o potencial de habilitar esse profissional a assumir as mais variadas atribuições a ele relacionadas.
Objetivo: Reafirma a importância do bibliotecário e sua relevância em tempos nos quais o excesso exponencial de criação bibliográfica traz novos desafios e as novas tecnologias e descobertas tornam mais dinâmicas e aceleradas as reconfigurações/transformações no cenário social. Pondera sobre o impacto do processo formativo na constituição de um profissional apto para responder às novas demandas decorrentes dessas transformações. Metodologia: Utiliza pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa.
Resultados: Apresenta as metodologias ativas como recursos importantes de ressignificação da sala de aula, dos espaços/instituições de aprendizagem e dos processos de formação, à luz do momento sócio histórico atual e suas demandas características. Compreende que uma perspectiva educacional não hierarquizada entre docente e discente favorece a emergência e consolidação dos indivíduos como entes centrais de seus próprios processos, o que faz com que o fenômeno da aprendizagem ocorra no encontro entre centralidades consolidadas que se enriquecem mutuamente.
Conclusões: Estudantes de Biblioteconomia, imersos em práticas ativas, podem vislumbrar, ainda em sala de aula, vivências educacionais orientadas segundo a articulação dos saberes locais e globais, extraindo dessas vivências elementos para uma atuação profissional ético-humanística.

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Biografia do Autor

Simone Borges Paiva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo - USP

Kelly Castelo Branco da Silva Melo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Bruna Silva do Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Paiva, S. B., Melo, K. C. B. da S., & Nascimento, B. S. do. (2020). Formação de Bibliotecários: entre as metodologias ativas e os agentes. Informação & Informação, 25(4), 697–716. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n4p697

Edição

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Artigos