Arquitetura da informação analítica para integração de dados da pesquisa e pós-graduação: um estudo de caso da Universidade do Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n1p115Palavras-chave:
Arquitetura da Informação, Sistema de Apoio à Decisão, Indicadores AcadêmicosResumo
Introdução: As universidades precisam monitorar os seus indicadores e informações para elaboração de estratégias de estímulo à pesquisa e pós-graduação. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tem um ambiente similar a outras universidades onde existe uma dispersão dos dados devido à falta de integração de sistemas internos e externos, tais como os sistemas da Plataforma Lattes e da Plataforma Sucupira do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) respectivamente. A redundância de dados, informações inconsistentes e não consolidadas dificultam os gestores no processo de correlacionamento de dados para análise dos principais indicadores de avaliação. Objetivo: Uma proposta de arquitetura da informação materializada em solução analítica para integração e visualização de dados relevantes para o mapeamento do cenário da Pesquisa e Pós-Graduação da UNEB. Metodologia: Para este projeto a metodologia está fundamentada na pesquisa experimental e na metodologia de estudo de caso. Estratégias como a matriz de necessidade para o levantamento da camada de informação e a etapa de retroalimentação através de entrevistas com os gestores da UNEB se somaram a etapas de elaboração do plano provisório do assunto, bem como a busca por fontes de dados e criação e desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão (SAD). Resultados: Obteve-se um modelo de dados com três cubos temáticos materializados em painéis com metáforas visuais em tabelas e gráficos interativos permitindo filtros e consultas em drill. Conclusões: A materialização de uma solução de gestão analítica se mostrou relevante nas aferições dos gestores que buscam potencializar os indicadores de pesquisa da UNEB. Com o SAD desenvolvido, os gestores da UNEB podem agora fazer campanhas mais precisas de estímulo à pesquisa em regiões ou departamentos.
Downloads
Referências
CAPES. Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG: Documento final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselhosuperior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_CS_FINAL_17_55.pdf. Acesso em: 21 de nov. 2018.
CAPES. Relatório de avaliação: Ensino. 2017. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finaisquadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf. Acesso em: 21 de nov. 2018.
CIRANI, C. B. S.; CAMPANARIO, M. de A.; SILVA, H. H. M. da. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015.
CWUR. Center for World University Rankings 2018-2019. Disponível em: https://cwur.org/2018-19.php. Acesso em: 18 de nov. 2018.
EXPERTA, Stela. Stela Experta©. Disponível em: http://site.stelaexperta.com.br/. Acesso em: 17 de dez. 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 192 p.
KNOWAGE. The Open Source Suite for any modern Business Analytics. Disponível em: https://www.knowage-suite.com/site/home/. Acesso em: 24 de nov. 2018.
MAGALHÃES, J. L.; QUONIAM, L.; MENA-CHALCO, J. P.; SANTOS, A. Extração e tratamento de dados na base Lattes para identificação de Core Competencies em Dengue. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 3, p. 30 - 54, ago. 2014.
MARIADB. About MariaDB. Disponível em: https://mariadb.org/about/. Acesso em: 24 de nov. 2018.
OLIVEIRA, G. L. de. GESMOODLE - Ferramenta de mediação tecnológica e acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos em cursos de graduação a distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2013.
RUF. Ranking Universitário Folha 2017. Disponível em: http://ruf.folha.uol.com.br/2017/ranking-de-universidades/. Acesso em: 18 de nov. 2018.
VALLEJERA, D.; LOZANO-DÍAZ, I.; RODRIGUEZ-SÁNCHEZ, Y. Bibliometric analysis in a cuban university as a tool for business intelligence. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, n. especial, p. 217-229, jan. 2016.
VERCELLIS, C. Business Intelligence: Data Mining and Optimization for Decision Making. 1 ed. Southern Gate, Chichester, West Sussex: John Willey & Sons, Ltda, 2009. 420 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.