As relações entre Panizzi e Dewey
uma análise discursiva sobre suas criações e a Biblioteconomia moderna
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p94Palavras-chave:
Antony Panizzi, Melvin Dewey, Catálogo, Análise do Discurso, BiblioteconomiaResumo
Introdução: A Biblioteconomia vem se desenvolvendo, principalmente, desde o século XIX com a criação das primeiras escolas e o desenvolvimento de regras e sistemas mais elaborados de organização.
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo um estudo comparativo entre dois dos mais importantes bibliotecários da história e que trouxeram inovações nesse século. Antony Panizzi, criador do Catálogo dos Livros Impressos do Museu Britânico, mais conhecido como Catálogo de Panizzi, que organizou toda a Biblioteca do Museu Britânico em 1837, e Melvil Dewey, criador da Classificação Decimal Dewey, em 1876, utilizada até hoje e considerada um dos métodos de classificação mais populares em todo mundo. Ambos foram pioneiros na história da Biblioteconomia e na organização da informação, um nos catálogos e o outro nas classificações. Embora tenham modificado áreas diferentes, elas estão relacionadas, e as trajetórias dos bibliotecários têm diversos pontos em comum.
Metodologia: Esse estudo discutirá, com a ajuda da análise do discurso e seus teóricos, a importância das criações desses dois bibliotecários e como elas então ligadas e se completam.
Resultados: Os dois bibliotecários descritos parecem estar distantes, suas ideias parecem não fazer parte de um mesmo círculo, mas como o presente trabalho mostra, estão intimamente ligadas.
Conclusões: As criações de ambos ainda estão presentes nas nossas atividades rotineiras e auxiliaram no desenvolvimento de técnicas e sistemas atuais, mostrando que a Biblioteconomia tem uma base forte em seu passado que auxilia na construção de seu futuro.
Downloads
Referências
FATTAHI, Ramat. The relevance of cataloguing principles to the online environment: an historical and analytical study. 1997. These (doctorate in History) - University of New South Wales, Australia, 1997.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Editora Claraluz, 2007.
MILLER, Edward. Prince of librarians: the life and times of Antonio Panizzi of the British Museum. Athens: Ohio University Press, 1967.
OCLC. Serviços Dewey. Organize your materials with the world's most widely used library classification system. 2016. Disponível em: https://www.oclc.org/ dewey.en.html. Acesso em: 12 jan. 2016.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Editora Pontes, 2007.
ORLANDI, Eni, P. O que é linguística. 2. ed. São Paulo: Brsiliense, 2009.
ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, out. 2004. Disponível em: http://www.dgzero.org/out04/Art_03.htm. Acesso em: 12 jan. 2016.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997. p.163-252.
WIEGAND, Wayne A. A biography of Melvil Dewey: irrepresible reformer. Chicago: American Library Association, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Informação & Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.