Compreensões sobre o dispositivo: da informação à via para profanação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p158

Palavras-chave:

Dispositivo, Documento, Comunicação Científica, Informação Científica

Resumo

Introdução: A comunicação do conhecimento pode ser enxergada nas condições epistemológicas e institucionais da mediação do ciclo informacional, atuando como interveniente na construção social do conhecimento, controlada por regramentos explícitos ou implícitos que despertam ou que barram o fluxo do conhecimento. Objetivo: Explorar e refletir sobre dispositivos a partir da ideia que a verdade está colocada em ações e práticas contextualmente específicas, visando discutir e contribuir para uma sistematização das problemáticas “documento” e “informação”, compreendendo e estrategizando relações de força e de poder. Metodologia: Leituras e interpretações da ideia de dispositivo, apresentada por Michel Foucault e posteriormente interpretada e trabalhada por outros autores, empreendendo sua construção no corpo conceitual da informação e do documento para acesso ao conhecimento científico. Resultados e Conclusões: Ainda parciais, os resultados apontam na direção de que dispositivos que se utilizam da informação e do documento operam no controle e nas estratégias de regulação do poder na comunicação da informação científica, já que este tipo de conhecimento é uma construção de uma verdade, sendo validados dentro de uma comunidade, necessitando do olhar sobre dispositivos que profanação ao sagrado.

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Biografia do Autor

Jackson da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor/Comunicação e Informação/UFRGS. Professor/Departamento de Ciências da Informação/UFRGS.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Medeiros, J. da S. (2017). Compreensões sobre o dispositivo: da informação à via para profanação. Informação & Informação, 22(3), 158–177. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p158

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Artigos