Compreensões sobre o dispositivo: da informação à via para profanação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p158Palavras-chave:
Dispositivo, Documento, Comunicação Científica, Informação CientíficaResumo
Introdução: A comunicação do conhecimento pode ser enxergada nas condições epistemológicas e institucionais da mediação do ciclo informacional, atuando como interveniente na construção social do conhecimento, controlada por regramentos explícitos ou implícitos que despertam ou que barram o fluxo do conhecimento. Objetivo: Explorar e refletir sobre dispositivos a partir da ideia que a verdade está colocada em ações e práticas contextualmente específicas, visando discutir e contribuir para uma sistematização das problemáticas “documento” e “informação”, compreendendo e estrategizando relações de força e de poder. Metodologia: Leituras e interpretações da ideia de dispositivo, apresentada por Michel Foucault e posteriormente interpretada e trabalhada por outros autores, empreendendo sua construção no corpo conceitual da informação e do documento para acesso ao conhecimento científico. Resultados e Conclusões: Ainda parciais, os resultados apontam na direção de que dispositivos que se utilizam da informação e do documento operam no controle e nas estratégias de regulação do poder na comunicação da informação científica, já que este tipo de conhecimento é uma construção de uma verdade, sendo validados dentro de uma comunidade, necessitando do olhar sobre dispositivos que profanação ao sagrado.Downloads
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