Certificações de Tecnologia da Informação e Modelo de Kano: Um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n3p143Palavras-chave:
Modelo de Kano, Certificações, Tecnologia da Informação, BibliometriaResumo
Introdução: A alta competitividade no mercado tem levado às organizações adotarem a Tecnologia da Informação de maneira mais frequente e utilizar-se das melhores práticas da área para isso é fundamental. As certificações de TI buscam fornecer uma melhor forma de nortear a aplicação eficiente dessas práticas. Nesse contexto é imprescindível medir e compreender como essas metodologias estão sendo empregadas e quais resultados têm sido alcançados. Objetivo: A presente pesquisa tem o objetivo de realizar a extração de índices de aparição na literatura dos temas certificações de Tecnologia da Informação e o modelo de Kano, adotado para medir a relação entre a satisfação e o desempenho. Metodologia: Foi realizado um estudo bibliométrico na base Scopus utilizando palavras-chave acerca dos temas selecionados a fim de obter dados sobre a produção acadêmica na área. Resultados: Foram identificados na amostra 135 artigos relacionando os temas e apresentadas as palavras-chave mais encontradas, periódicos com mais artigos, autores com mais publicações, artigos mais citados e quantidade de artigos publicados por ano. Conclusões: Os temas pesquisados demonstraram ter espaço para novas pesquisas, diante da significativa quantidade de publicações nos últimos anos. Não há nenhum autor predominante, bem como não existe um centro de pesquisa consolidado na área.Downloads
Referências
COSTA, H. G. Modelo para webibliomining: proposta e caso de aplicação. Revista da FAE, v. 13, n. 1, p. 115-126, jul. 2010.
FEINBERG, J. Wordle. Disponível em: http://www.wordle.net/. Acesso em: 20 fev. 2017.
MAGALHÃES, I. L.; PINHEIRO, W. B. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
MANSUR, R. Governança de TI: Metodologias, Frameworks e Melhores Práticas. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
PEREIRA, F. DE C. et al. Information Systems (Is) And Innovation: Bibliometric Study. Journal of Information Systems and Technology Management - JISTEM, v. 13, n. 1, p. 81-100, abr. 2016.
SAUERWEIN, E. et al. The Kano model: How to delight your customers. In: INTERNATIONAL WORKING SEMINAR ON PRODUCTION ECONOMICS. Anais eletrônicos...Áustria: Innsbruck, 1996. Disponível em: http://virtual.vtt.fi/virtual/proj3/erisk/assets/tyopaja/sisaltovaatimusanalyysi/kano_introduction.pdf>. Acesso em: 26 set. 2016.
TONTINI, G.; SANT’ANA, A. J. Interação de atributos atrativos e obrigatórios de um serviço na satisfação do cliente. Revista Produção, v. 18, n. 2, p. 112-125, 2008.
TREINTA, F. T.; FARIAS FILHO, José Rodrigues; SANT’ANNA, Annibal Parracho; RABEO, Lúcia Mathias. Methodology of bibliographical research using multicriteria decision-making methods. Production, v. 24, n. 3, p. 508-520, set. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.