A importância das informações nos sites das Instituições de Ensino Superior quanto à Matriz Curricular e Perfil Profissional dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p172

Palavras-chave:

Análise e Desenvolvimento de sistemas, Instituições de ensino, Matriz curricular, Perfil profissional do curso

Resumo

Introdução: as informações existentes nas páginas oficiais dos cursos de graduação tecnológica precisam ser claras e objetivas, a fim de facilitar o acesso aos conteúdos programáticos, carga horária, integralização e demais conhecimentos necessários para que os alunos ingressantes tenham discernimento na escolha de sua formação. Objetivo: analisar as matrizes curriculares e o perfil profissional dos cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF)– SC, considerando a microrregião da Grande Florianópolis, composta por nove municípios: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara. Metodologia: efetuamos uma pesquisa qualitativa dos fenômenos apontados, relacionando-os com a legislação e com algumas das teorias propostas. A pesquisa teve base documental por abordar os assuntos tratados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no ambiente virtual do curso. Utilizou-se, ainda, de entrevista semiestruturada via contato telefônico ou direto quando necessário, sendo consultado também o portal eletrônico do Ministério da Educação para embasar o estudo, a comparação das matrizes curriculares e o perfil profissional do curso. Resultados: os resultados mostram que os cursos analisados estão focados nas exigências do mercado de trabalho da região estudada, no que diz respeito às soluções para desenvolvimento desktop, web e para dispositivos móveis, com o uso de algumas linguagens de programação. O perfil profissional de formação envolve também, conhecimentos caracterizados pelo raciocínio lógico, matemática abstrata e aprendizagem de um segundo idioma. Conclusões: demonstrar aos estudantes interessados em ingressar no curso de ADS, a importância das disciplinas abordadas, das tecnologias utilizadas, do perfil profissional e das principais características educacionais oferecidas pelas instituições. Pretende-se contribuir para que essas informações sejam utilizadas no propósito de qualificação para o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Mariano do Carmo, Centro Universitário UNIFAEL - UNIFAEL

Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Centro Universitário UNIFAEL - UNIFAEL.

Augusto Ferronato Lima, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC SENAC/SC

Graduando de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC SENAC/SC.

Leandro Pieper Nunes, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC SENAC/SC

Graduando de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC SENAC/SC.

Luciano José Kogut, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC SENAC/SC

Especialista em Administração em Telecomunicações pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP/PR. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC SENAC/SC.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Decreto Nº 5.773/06. Brasília, DF: MEC, 2006a. Disponível em: http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/dec5773.htm. Acesso em: 19 jul. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CES Nº 281/2006. Brasília, DF: MEC, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2006/pces281_06.pdf. Acesso em: 19 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alia s=16763-port-norm-040-2007-seres&Itemid=30192. Acesso em: 4 set. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, DF: MEC, 2016a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alia s=44501-cncst-2016-3edc-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 jul. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Perguntas frequentes sobre Educação Superior. Brasília, DF: MEC, 2016b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php. Acesso em: 19 jul. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Maria Helena Barreto; BOTINI, Joana. Referências para a educação profissional do Senac. SENAC. DN. Rio de Janeiro: SENAC/DFP/DI, 2002.

LIMA, Patrícia de Moraes. O ato de educar e a didática. Lapa/PR: Editora FAEL, 2013.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

SILVA, Eli Lopes da. Elaboração de trabalhos acadêmicos: normas, dicas e erros comuns. Florianópolis: Ed. do Autor, 2016.

SOARES, Edvaldo. Metodologia Científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Carmo, J. C. M. do, Lima, A. F., Nunes, L. P., & Kogut, L. J. (2018). A importância das informações nos sites das Instituições de Ensino Superior quanto à Matriz Curricular e Perfil Profissional dos Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Informação & Informação, 23(1), 172–203. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p172

Edição

Seção

Artigos