A informação mediada no discurso de Edir Macedo: análise de editoriais da Folha Universal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p331Palavras-chave:
Edir Macedo, Mediação da Informação, Análise do Discurso, Folha UniversalResumo
Introdução:A informação mediada no discurso de Edir Macedo mantém-se em posição de destaque frente às transformações da sociedade contemporânea. O estudo se propôs a analisar as estratégias utilizadas em seu discurso para mediar informação por meio dos editoriais da Folha Universal (FU), jornal da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Objetivo:Conhecer as estratégias discursivas utilizadas por Edir Macedo no sentido de compreender como essa informação é mediada e de que forma consegue ampliar sua influência cotidianamente transformando-o em um dos principais mediadores do Brasil. Metodologia:Foram selecionados quatro editoriais do jornal escritos entre 2009 e 2011, com uso da metodologia da Análise de Discurso. Resultados:Os editoriais analisados demonstram que o bispo utiliza-se prioritariamente do discurso persuasivo para conseguir adesão do público apelando quase sempre à função emotiva e o modo imperativo. Conclusões:Destacou-se a necessidade da CI de compreender esse discurso, já que essa informação é responsável por influenciar um número amplo de pessoas fazendo com que a IURD, a cada dia, consiga ampliar o seu espaço na imprensa e na sociedade.
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