Serviço de referência virtual via chat: uma análise comparativa de softwares para soluções de chat
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p124Palavras-chave:
Informação e Tecnologia, Design da Informação, Serviço de Referência Virtual (SRV), Complexidade.Resumo
Introdução: Por volta de 2000, as TIC possibilitaram às bibliotecas universitárias a disponibilização do Serviço de Referência Virtual (SRV), um serviço mediado por software para a interação via chat entre o bibliotecário e os sujeitos em busca de informações de acervos ou de serviços das bibliotecas.
Objetivo: O objetivo da pesquisa que fundamenta este artigo foi comparar os softwares utilizados por instituições diversas para disponibilizar o SRV
Metodologia: As metodologias para a avaliação e construção teórica que subsidiaram este artigo consistiram-se da combinação de um aporte feito a partir da literatura produzida nacional e internacionalmente sobre o assunto, somado à pesquisa exploratória realizada em ambientes digitais para a análise do design dos software de chat, adicionadas à observação participante.
Resultados: Os resultados apresentam e comparam os recursos e características dos softwares analisados.
Conclusões: As conclusões deste estudo apontam para decisões contextuais das instituições e de seus profissionais da informação, de acordo com necessidades e perfis específicos dos sujeitos que interagem com a informação nos ambientes tradicionais e digito-virtuais delineados por parâmetros únicos em cada instituição.
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