Biblioterapia: o quiasma entre as ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p484

Palavras-chave:

Biblioterapia, Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Filosofia, Psicologia

Resumo

Introdução: No presente artigo apresenta-se a Biblioterapia, entendida como a função terapêutica da leitura, como interlocução entre Ciência da Informação, Filosofia e Psicologia. Parte-se do conceito de interdisciplinaridade, próprio das ciências pósmodernas, que fortalece a compreensão do ser humano na complexa sociedade do Conhecimento. Objetivo: Apresentar o entrelaçamento da Ciência da Informação, Filosofia e Psicologia no tocante a conceitos e ideias sobre a Biblioterapia. Metodologia: A pesquisa foi exploratória, qualitativa e bibliográfica. A revisão de literatura apontou os primeiros estudos em Ciência da Informação; apresentou a Biblioterapia com foco no interagente; mostrou as possibilidades de cruzamento entre a Ciência da Informação, Filosofia e Psicologia sob o viés da Biblioterapia. Resultados: A quebra de paradigmas em Ciência da Informação – primazia dos fatores econômicos e tecnológicos – e a inserção do interagente como fim primeiro e último das preocupações, têm permitido estudos voltados para o ser humano como personagem central do processo informacional. Conclusões: O compartilhamento de ideias entre a Ciência da Informação, Filosofia e Psicologia permite um entendimento mais acurado da Biblioterapia em especial sobre: diálogo, Inter corporeidade, intersubjetividade, catarse.

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Biografia do Autor

Carla Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC).

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Sousa, C., & Caldin, C. F. (2017). Biblioterapia: o quiasma entre as ciências. Informação & Informação, 22(3), 484–501. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p484

Edição

Seção

Artigos