Estudo comparativo dos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p290

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Estrutura Curricular, Brasil

Resumo

Introdução: A sociedade se constitui num movimento orgânico em suas diversas dimensões – cultural, profissional, educacional, etc. – assim, é imprescindível que os currículos dos cursos de Biblioteconomia sejam repensados e ressignificados a partir dessa evolução social. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo levantar informações a respeito da estrutura curricular dos cursos de Biblioteconomia das universidades brasileiras como forma de desenvolver um panorama da situação atual desses cursos. Metodologia: Inicialmente, foram selecionados os 26 cursos de universidades federais e estaduais brasileiras, no entanto, consideramos apenas as nove universidades que disponibilizavam em seus sites as informações necessárias para o estudo. Os currículos foram analisados a partir das áreas curriculares propostas para os cursos de Biblioteconomia dos países do Mercosul. Resultados: Constatamos que a área que apresenta maior carga-horária de disciplinas obrigatórias é a de Formação Geral, com 16,56%. A área com menor representatividade é a de Tecnologias da Informação, com 5,94%. Verificamos também que a distribuição de carga horária em cada área curricular é bem variada, a partir dos diferentes contextos das universidades analisadas. Conclusão: Nesse sentido, apontamos a necessidade de não pensar o currículo de forma demasiado individualizada. Para tanto, é sensato estar a par das demandas sociais tanto para atender à realidade atual quanto para modificá-la.

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Biografia do Autor

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Miriam Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Information Scientifique Et Technique pelo Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Lingüística pela Université Laval - ULAVAL. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Referências

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Barros, C. M. de, Cunha, M. V. da, & Café, L. M. A. (2018). Estudo comparativo dos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Informação & Informação, 23(1), 290–310. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p290

Edição

Seção

Artigos