Modelo de sistema da informação para gerar feedback no ensino baseado na teoria da atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p271

Palavras-chave:

Sistema da informação, Feedback, Educação, Teoria da Atividade, Multimodalidade, Ontologia

Resumo

Introdução: O feedback é a informação sobre a performance de uma pessoa em uma determinada tarefa. A falta desse item na sala de aula pode trazer diversos prejuízos para a qualidade do ensino. Objetivo: O estudo busca analisar a percepção do aluno para gerar informação relevante ao professor em forma de feedback. Metodologia: Para tanto, propomos uma modelagem inovadora com aspectos da teoria da atividade, multimodalidade e uso de ontologia. Resultados: Como resultado, pretende-se criar uma ontologia das salas de aulas que determine as atividades do professor que podem ser auxiliadas com a percepção dos alunos na educação. Conclusões: A possibilidade da aplicação de seus resultados no auxílio e capacitação dos professores, provendo um meio para o uso da informação no enfrentamento dos desafios da sala de aula e qualificação do ensino.

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Biografia do Autor

Emilio Evaristo de Sousa, Governo do Distrito Federal - GDF

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UNB. Professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Cláudio Duque, Universidade de Brasília - UNB

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor da Universidade de Brasília - UNB.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Sousa, E. E. de, & Duque, C. (2018). Modelo de sistema da informação para gerar feedback no ensino baseado na teoria da atividade. Informação & Informação, 23(1), 271–289. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p271

Edição

Seção

Artigos