A bibliografia no Brasil segundo os preceitos otletianos: a liderança da Biblioteca Nacional e outras ações

Autores

  • Carlos Henrique Juvêncio Universidade de Brasília (UnB)
  • Georgete Medleg Rodrigues Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p184

Palavras-chave:

Bibliografia. Biblioteca Nacional. Documentação. Henri La Fontaine. Instituto Internacional de Bibliografia. Paul Otlet.

Resumo

Introdução: Os ideais de Paul Otlet e Henri La Fontaine para a criação de uma grande fonte de informação perpassaram pela propaganda junto a governos, instituições e pessoas do mundo todo, as palavras de ordem eram Mundialismo, Internacionalismo e Universalismo. Nesse sentido, vários órgãos brasileiros aderem à proposta disseminada por meio do Instituto Internacional de Bibliografia por eles fundado em 1895.

Objetivo: Neste artigo objetivamos descrever algumas das ações no Brasil do início do século XX que foram ao encontro dos ideais da dupla belga.

Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida utilizando documentos de arquivo, sobretudo os da Biblioteca Nacional, e publicações à época, notadamente bibliografias editadas por diferentes órgãos.

Resultados: Observa que instituições de relevo no contexto brasileiro se apropriaram do ideal Otletiano como, por exemplo, o Real Gabinete Português de Leitura, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca da Marinha.

Conclusões: Conclui que grande parte das ações buscou enriquecer o Repertório Bibliográfico Universal e serviram como meio de propagação da CDU, mas que o maior ícone da influência dos Documentalistas no Brasil foi a Biblioteca Nacional, onde os preceitos de Otlet e La Fontaine influenciaram de forma mais profunda.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Henrique Juvêncio, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Professor na UnB.

Georgete Medleg Rodrigues, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em História pela Université de Paris (Paris IV- Sorbonne). Professora da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Juvêncio, C. H., & Rodrigues, G. M. (2015). A bibliografia no Brasil segundo os preceitos otletianos: a liderança da Biblioteca Nacional e outras ações. Informação & Informação, 20(2), 184–204. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p184

Edição

Seção

Artigos