O gesto bibliográfico e a modernidade

Autores

  • Vinícios Menezes Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p168

Palavras-chave:

Bibliografia. Filosofia da linguagem. Modernidade.

Resumo

Introdução: A bibliografia partilha de uma esfera discursiva tensiva, ora intensamente textual, ora demasiadamente estatística. Por ora, em linhas gerais, põe-se a bibliografia em perspectiva como uma performance linguística que porta consigo milênios de tradição, reviravoltas, guinadas, estagnações, que todavia não lhe arranca o frescor. O inverso, a torna cada vez e sempre mais instigante, vide as falas de Gabriel Peignot “a bibliografia é o mais vasto e universal de todos os conhecimentos humano”, e de Alfredo Serrai “a bibliografia é a mãe de todas as disciplinas da representação escrita”.

Objetivo: Esse ensaio busca apresentar a dinâmica tensiva da Bibliografia e suas alternâncias valorativas. A intenção central é tecer como questão de princípio da Bibliografia a dimensão linguístico-pragmática.

Metodologia: O enfoque teórico-reconstrutivo é o abordado, a partir das possibilidades de abertura às instâncias passíveis de desenvolvimento e realização. Entendendo a bibliografia como Paul Otlet, enquanto meio, guiamo-nos pelos seus usos – cognitivos e comunicativos. Contudo, também nos indagamos acerca da modernidade da bibliografia e suas questões de permanente discussão: tem por fim “algo maior” como uma ciência geral dos livros/documentos, como em Otlet? Ou, será arte exegética dos hermeneutas e críticos? Ou ainda, alguma coisa totalmente outra? Ou talvez, nem tanto nem tão pouco, há um equilíbrio reflexivo possível de ser estabelecido?

Resultados: Orientamo-nos “para” dimensão humanístico-universal implicada na bibliografia, acreditando ser esta um meio para o uso público da razão tão propagado, mas tão pouco realizado pela modernidade.

Conclusões: Ao final, são postos argumentos acerca de uma devida recontextualização e de uma possível reconstrução de alguns pressupostos bibliográficos, visando seus respectivos potenciais emancipatórios, outrora inconclusos no projeto do esclarecimento (Aufklärung).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinícios Menezes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Menezes, V. (2015). O gesto bibliográfico e a modernidade. Informação & Informação, 20(2), 168–183. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p168

Edição

Seção

Artigos