Cassiodoro e as Institutiones Divinarum Litterarum como fonte histórica para a discussão sobre práticas bibliográficas e organização do conhecimento

Autores

  • Giulia Crippa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p86

Palavras-chave:

Bibliografia - história e teoria. Bibliógrafos – história. De Institutione Divinarum Litterarum – Séc. VI. Cassiodoro. Gesto bibliográfico.

Resumo

Introdução: A Ciência da Informação discute o acesso e uso da Informação. No âmbito de tais discussões, consideramos que a Bibliografia representa um dos alicerces, em quanto metadisciplina, para o tratamento dos documentos. Se observada pela perspectiva do “gesto bibliográfico”, percebe-se que sua história é bem anterior à invenção da impressão dos livros, podendo ser individualizada em seus elementos principais em um tratado do VI século, o De Institutione Divinaruam Litterarum de Cassiodoro (c. 490-c. 584).

Objetivos: Reconstituir historicamente a recorrência de problemas informacionais enfrentando-os de um ponto de vista intelectual, através de uma fonte histórica, o De Institutione Divinarum Litterarum, de natureza Bibliográfica, através da trajetória de uma reorganização dos saberes e dos registros pagãos e cristãos em um percurso dos conhecimentos considerados não somente legítimos, bem como estruturais para a sociedade. Para tanto, observam-se alguns aspectos da obra de Cassiodoro, enquanto dispositivo de seleção, organização e mediação informacional.

Metodologia: Revisão da literatura e leitura das fontes.

Resultados: Primeira tentativa de sistematização da literatura patrística (à qual o próprio Cassiodoro deu uma contribuição notável, com a composição de um imponente Comentário aos Salmos), os nove capítulos do De Institutione Divinarum Litterarum são um livro feito por livros, entre os autores canônicos da literatura religiosa, um elenco das obras consideradas essenciais na escalada para o conhecimento divino, tendo sua presença justificada pela criação de um programa de educação cristã e sua materialidade descrita. O texto é completado por comentários dedicados à escrita e à tradução delineados com poucos e claros tratos.

Conclusões: O De Institutione Divinarum Litterarum é um texto que revela as múltiplas facetas de um dispositivo da cultura manuscrita, preocupada com sua presença física na biblioteca e com a dimensão filosófica do conhecimento, explicitando os aspectos descritivos e semânticos dos documentos e dos saberes, contribuindo, nos termos de uma história que se torna antropologia na medida em que estuda o gesto bibliográfico, para as dimensões conceituais das disciplinas bibliográficas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Crippa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da USP.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Crippa, G. (2015). Cassiodoro e as Institutiones Divinarum Litterarum como fonte histórica para a discussão sobre práticas bibliográficas e organização do conhecimento. Informação & Informação, 20(2), 86–117. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p86

Edição

Seção

Artigos