Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407Palavras-chave:
Mediação da Informação, Mediação Pedagógica, Educação Online, Ciência da InformaçãoResumo
Introdução: Trata-se de sistematização de contribuições teórico-metodológicas relacionadas aos conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica descritos na literatura.
Objetivo: Compreender possível intersecção entre a Ciência da Informação e a Educação online no que diz respeito a esses conceitos para verificar se ambos podem ser considerados como análogos em sua essência e práxis.
Metodologia: Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a produções científicas selecionadas em busca nos bancos de dados do SciELO.ORG e EBSCO Host, no portal de periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico.
Resultados: Os conceitos mais citados na Ciência da Informação e na Educação foram de Almeida Junior (2009) e de Masetto (2013), respectivamente.
Conclusão: Observa-se que o conceito de mediação pode transitar intercambiavelmente entre ambas as áreas. Isso por que as evidências encontradas nas produções dos últimos cinco anos indicam que o conceito de mediação de informação parece ter encontrado suas bases na área de Educação.
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