Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Mediação Pedagógica, Educação Online, Ciência da Informação

Resumo

Introdução: Trata-se de sistematização de contribuições teórico-metodológicas relacionadas aos conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica descritos na literatura.

Objetivo: Compreender possível intersecção entre a Ciência da Informação e a Educação online no que diz respeito a esses conceitos para verificar se ambos podem ser considerados como análogos em sua essência e práxis.

Metodologia: Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a produções científicas selecionadas em busca nos bancos de dados do SciELO.ORG e EBSCO Host, no portal de periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico.

Resultados: Os conceitos mais citados na Ciência da Informação e na Educação foram de Almeida Junior (2009) e de Masetto (2013), respectivamente.

Conclusão: Observa-se que o conceito de mediação pode transitar intercambiavelmente entre ambas as áreas. Isso por que as evidências encontradas nas produções dos últimos cinco anos indicam que o conceito de mediação de informação parece ter encontrado suas bases na área de Educação.

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Biografia do Autor

Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (PPGCINF UnB/DF). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013, UnB/DF). Especialista em Design Instrucional pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá/MG, 2012). Especialista em Educação a Distância (SENAC/DF, 2009). Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional (UCB/RJ, 2008). Graduada em Processamento de Dados (UniSAL/SP). Complementação pedagógica Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia ES.

Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília - UnB

Doutor (2000) e Mestre (1992) em Ciência da Computação pela UFPE. Especialista em Engenharia de Sistemas (1988) e graduado em Ciências Biológicas (1986) pela UFRN. É diretor do Centro de Informática - CPD, docente do Departamento de Ciência da Computação (CIC) do Instituto de Ciências Exatas, da Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Faculdade de Ciência da Informação e da Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) do Instituto de Ciências Exatas, na UnB.

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Sacerdote, H. C. de S., & Fernandes, J. H. C. (2016). Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais. Informação & Informação, 21(1), 407–425. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p407

Edição

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Artigos