Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p230Palavras-chave:
Necessidade de Informação, Busca de Informação, Uso da Informação, Deficientes VisuaisResumo
Introdução: O processo de busca de informação relaciona-se com as necessidades do indivíduo e o modo como ele procura a informação necessária a suprir sua lacuna cognitiva, apreendendo informação e transformando-a em conhecimento, envolvendo habilidades intelectuais como a decodificação e interpretação, possibilitando estabelecer uma relação entre o conhecimento existente e o proveniente de novas informações.
Objetivo: Analisar do comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP).
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado com dez usuários deficientes visuais. O modelo de comportamento de busca da informação desenvolvido por David Ellis norteou a realização da pesquisa.
Resultados: Os apontamentos demonstram que as principais necessidades de busca de informação estão associadas às atividades acadêmicas, como seminários, provas e elaboração de artigos. No processo de busca, os discentes usam a internet como principal fonte de informação. A adequação da informação com a necessidade do usuário é realizada através da busca por fontes seguras, confiança nos amigos, filtragem das informações relevantes, disseminação da informação por várias pessoas e consolidação da informação. As maiores dificuldades encontradas são a falta de acessibilidade em sites na internet e a ausência de materiais disponíveis em braille.
Conclusões: É necessário adotar medidas corretivas, preventivas e assistivas, pela Universidade, para suprir as lacunas informacionais e adequação as reais necessidades dos deficientes visuais.Downloads
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