Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos

Autores

  • Andréa Carla Marques da Silva Universidade de Brasilia
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257

Palavras-chave:

Comportamento de Pesquisa da Informação, Busca da Informação, Tomada de Decisão, Portal Corporativo, Eletronorte

Resumo

Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos.

Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte.

Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados.

Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização.

Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Carla Marques da Silva, Universidade de Brasilia

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Centro de Informática da Universidade de Brasília.

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasilia

Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília, especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília, graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília.  Professora Adjunta da Universidade de Brasilia.

Referências

AMARAL, Sueli Angélica (Org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
BAPTISTA, Sofia Galvão. Técnicas de marketing para gestores de unidades de informação. In: AMARAL, S. A. (Org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: UnB, 2007. Cap. 5.
BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e alto desempenho. São Paulo: Atlas, 2007.
BELKIN, Nicholas J. Information concepts for information science.
Journal of Documentation, London, v. 34, n. 1, p. 55-85, mar. 1978.
BIREME. Tutorial de pesquisa. Disponível em: http://revistashisa.bvs.br/help/operadores.htm>. Acesso em: 2 set. 2014.
BITENCOURT, Cláudia Cristina. A gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. 2001. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/1793>. Acesso em: 22 jan. 2011.
BRAGA, Kátia Soares. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p. 1739.
CASSARRO, Antônio Carlos. Sistemas de informações para tomada de decisões. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2006.

CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital e seus usos institucionais. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 169-184.
COURTRIGHT, Christina. Context in information behavior research. Annual Review of Information Science and Technology, White Plains, v. 41, p. 273-306, 2007.
DIAS, Cláudia Augusto. Portal corporativo: conceitos e características. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 50-60, jan./abr. 2001b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a07v30n1.pdf >. Acesso em: 14 mar. 2011.
DIAS, Cláudia Augusto. Métodos de avaliação de usabilidade no contexto de portais corporativos: um estudo de caso no Senado Federal. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2001a.
ELETROBRAS ELETRONORTE. Eletrobras Eletronorte tem a melhor TI do setor elétrico. Informativo Novo Tempo. Brasília, ano 1, n. 7, out. 2010. Disponível em: http://www.eln.gov.br/opencms/export/sites/eletronorte/modulos/novoN orte/arquivosNT/NovoTempo007.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2011.
ELETROBRAS ELETRONORTE. Portal do conhecimento. Disponível em: http://ucel.eln.gov.br/portaldoconhecimento/>. Acesso em: 2 fev. 2011.
ELETROBRAS ELETRONORTE. Relatório de sustentabilidade 2012. Brasília, 2012. Disponível em: https://issuu.com/eletrobraseletronorte/docs/relatorio_de_sustentabilida de_2012>. Acesso em: 11 set. 2013.
ESPACIALIDADE. In: Houaiss online. Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/>. Acesso em: 2 set. 2014.
FERNANDES, Amarildo da Cruz. Conhecimento e aprendizagem organizacional em perspectiva. In: ENEGEP, 4., 1999, Natal. Anais... Natal: ABEPRO, 1999. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0995.PDF>. Acesso em: 26 out. 2010.
FORMA ERGONÔMICA. In: Houaiss online. Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/>. Acesso em: 2 set. 2014.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: UnB, 2012. Disponível em: http://leunb.bce.unb.br/handle/123456789/22>. Acesso em: 19 jun. 2012.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 149-158, maio/ago. 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10482/9208> Acesso em: 15 dez. 2012.
LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica de comunicação. São Paulo: Thompsom Learning, 2007.
MORESI, Eduardo Amadeu; MENDES, Sérgio Regina Peixoto. Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos. TransInformação, Brasília, v. 11, n. 11, 2010. Disponível em: http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/482>. Acesso em: 28 out. 2011.
PAVONI JUNIOR, Gilberto. Geração X, Y e classe A. Information Week Brasil, São Paulo, n. 231. p. 98-100, set. 2010.
SALDANHA, Ricardo (Org.). Prêmio intranet portal 2011. Coleção Instituto Intranet Portal, 2012. Disponível em: http://www.clubedeautores.com.br/book/119842-Premio_Intranet_Portal_211>. Acesso em: 21 mar. 2012.
SGUARIO, Valéria Maria Gataz; TOMAÉL, Maria Inêz. Portal corporativo interno de um hospital universitário: um estímulo à aprendizagem organizacional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Santa Catarina, v. 16, n. 32, p. 57, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2011v16n32p57>. Acesso em: 3 ago. 2012.
WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science, California, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000. Disponível em: http://inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf >. Acesso em: 21 jun. 2013.
WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, London, v. 37, n. 1, p. 3-15, 1981. Disponível em: http://www.informationr.net/tdw/publ/papers/1981infoneeds.html>. Acesso em: 22 jun. 2013.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Silva, A. C. M. da, & Gasque, K. C. G. D. (2016). Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos. Informação & Informação, 21(1), 257–282. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257

Edição

Seção

Artigos