O ensino da Classificação Internacional de Patentes (CIP) nos cursos de biblioteconomia brasileiros.

Autores

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia UFPB
  • Francisca Justino Franklin Chacon

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p15

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Patentes. Ensino da Classificação Internacional de Patentes. Indexação de Patente.

Resumo

Ao identificar em quais Cursos de Biblioteconomia a Classificação Internacional de Patentes (CIP) é ensinada, pretende-se despertar nos profissionais da área a necessidade de conhecer ou de aprofundar tais conhecimentos. Os cursos, objeto do estudo, foram identificados por meio do site da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). A técnica utilizada é o survey, tendo o e-mail como instrumento de envio do questionário e recebimento das respostas que formam a amostra da pesquisa. O instrumento de pesquisa foi o questionário, formulado com perguntas abertas. Embora o documento de patente contenha informações relevantes para promoção do desenvolvimento tecnológico das nações, ainda não recebe um tratamento condizente das instituições brasileiras de ensino, ou seja, na maioria dos cursos em que se estudam formas de classificar o conhecimento, a CIP sequer é citada nas disciplinas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Coeli Ribeiro Garcia, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Francisca Justino Franklin Chacon

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2008-11-30

Como Citar

Garcia, J. C. R., & Chacon, F. J. F. (2008). O ensino da Classificação Internacional de Patentes (CIP) nos cursos de biblioteconomia brasileiros. Informação & Informação, 13(2), 15–33. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p15

Edição

Seção

Artigos