Redes sociais, conhecimento e inovação localizada.

Autores

  • Maria Inês Tomaél UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63

Palavras-chave:

Redes Sociais, Compartilhamento da Informação, Inovação Localizada.

Resumo

O processo de inovação recebe influência de seu meio, o que o torna dependente da interação social, que é preponderante para seu crescimento e solidificação. As redes sociais, estruturadas pelas interações entre atores, propiciam o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento determinantes para o desenvolvimento de inovações. Considerando esses elementos, este estudo tem como objetivo distinguir experiências de caráter localizado da inovação e do conhecimento em um consórcio de exportação de móveis. Para tanto, a metodologia empregada foi a Análise de Redes Sociais (ARS), que mapeia as interações entre atores, enfatizando medidas e fluxos de informação entre eles. Os resultados indicam que as redes sociais permeiam o compartilhamento da informação que levam a apropriação do conhecimento e sua adaptação para distintas realidades e que esse processo ocorre entre as empresas participantes do consórcio no âmbito da gestão de processos. Tais empresas desenvolvem procedimentos similares para a inovação de gestão. Em virtude desse fato, consideramos que na rede social do consórcio a inovação de gestão é localizada.

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Biografia do Autor

Maria Inês Tomaél, UEL

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Ciência da Informação pela UFMG.

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Publicado

2007-12-15

Como Citar

Tomaél, M. I. (2007). Redes sociais, conhecimento e inovação localizada. Informação & Informação, 12(1esp), 63–86. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63

Edição

Seção

Artigos