Redes sociais, conhecimento e inovação localizada.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63Palavras-chave:
Redes Sociais, Compartilhamento da Informação, Inovação Localizada.Resumo
O processo de inovação recebe influência de seu meio, o que o torna dependente da interação social, que é preponderante para seu crescimento e solidificação. As redes sociais, estruturadas pelas interações entre atores, propiciam o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento determinantes para o desenvolvimento de inovações. Considerando esses elementos, este estudo tem como objetivo distinguir experiências de caráter localizado da inovação e do conhecimento em um consórcio de exportação de móveis. Para tanto, a metodologia empregada foi a Análise de Redes Sociais (ARS), que mapeia as interações entre atores, enfatizando medidas e fluxos de informação entre eles. Os resultados indicam que as redes sociais permeiam o compartilhamento da informação que levam a apropriação do conhecimento e sua adaptação para distintas realidades e que esse processo ocorre entre as empresas participantes do consórcio no âmbito da gestão de processos. Tais empresas desenvolvem procedimentos similares para a inovação de gestão. Em virtude desse fato, consideramos que na rede social do consórcio a inovação de gestão é localizada.Downloads
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