Formas de organização e enredamento para ações sociopolíticas.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp20Palavras-chave:
redes sociais, saberes especializados, contra-argumentação,Resumo
Formas organizativas baseadas em dinâmicas de enredamento entre ONGs e movimentos sociais têm surgido e se fortalecido no Brasil, sobretudo nos últimos 15 anos, sob diferentes denominações: aliança, articulação, coalizão, fórum, rede. São configurações que se diferenciam das redes sociais de indivíduos porque seus nós são “representações” coletivas de interesses, necessidades e identidades de grupos, comunidades e populações. Suas ações coletivas envolvem processos participativos e colaborativos fortemente apoiados em produção, apropriação e compartilhamento de conhecimento e saberes especializados, que orientam escolhas ideológicas, estratégias discursivas de contra-argumentação e táticas de intervenção nas arenas e agendas da esfera pública. Para isso, precisam contar em seus quadros, ou entre os seus colaboradores, com profissionais capacitados tanto na academia quanto na aprendizagem coletiva das lutas sociais – das locais às globais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.