Automação de Unidades de Informação Arquivística: o Modelo Alternativo do Software Livre.

Autores

  • João Tiago Jesus Santos Almir Santos / Maria Helena Jesus Santos
  • Lídia Maria Batista Brandão Toutain UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p168

Palavras-chave:

Arquivologia, Software, Gestão de Documentos, Software Livre

Resumo

O artigo estabelece uma discussão no âmbito dos softwares de gestão arquivística de documentos. Estudos anteriores revelam um considerável leque de produtos dessa categoria; contudo, o universo contemplado nessas análises é predominantemente de software proprietário. Diante disso, este estudo visa investigar a existência de softwares livres destinados à gestão de documentos, a fim de apresentar e discutir um modelo alternativo para essa situação de dependência econômica e tecnológica. Além disso, analisam-se os softwares livres sob a luz da teoria arquivística, considerando as características de tratamento documental preconizadas pela Arquivologia; isto é necessário para subsidiar o processo de avaliação do grau de viabilidade (inclusive características ergonômicas, tecnológicas e gerenciais) das ferramentas de software livre. Os resultados revelam, principalmente, um cenário onde se destacam iniciativas internacionais. Na esfera nacional, por outro lado, observam-se pouquíssimos projetos open source nesse domínio; contudo, parece haver uma tendência de crescimento de tais iniciativas no País.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Tiago Jesus Santos, Almir Santos / Maria Helena Jesus Santos

Graduado em Arquivologia, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia.

Lídia Maria Batista Brandão Toutain, UFBA

Doutora em Filosofia, Universidad Leon (Espanha). Diretora do Instituo de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2007-11-10

Como Citar

Santos, J. T. J., & Toutain, L. M. B. B. (2007). Automação de Unidades de Informação Arquivística: o Modelo Alternativo do Software Livre. Informação & Informação, 12(2), 168–183. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p168

Edição

Seção

Artigos