A organização da informação jurídico-digital e os avanços teóricos da diplomática: uma reflexão acerca da eficácia probatória do documento.

Autores

  • Lucia Maria Barbosa do Nascimento
  • Jose Augusto Chaves Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p233

Palavras-chave:

Representação da informação, Análise diplomática, Documento jurídico digital, Eficácia probatória documental

Resumo

Considerando os contextos conceituais, estruturais e funcionais do documento jurídico e o ambiente que o caracteriza, buscou-se discutir a aplicabilidade do método diplomático à análise do conteúdo, da forma e da função do documento jurídico, com intuito de analisar sua autenticidade documental, de modo a auxiliar na compreensão dos elementos que possam fundamentar sua eficácia probatória no ambiente digital. A partir do resgate teórico realizado, observa-se que a análise diplomática, ao apresentar atribuição analítico-crítica da autenticidade dos documentos por meio das evidências do seu próprio processo de criação, torna explícitos os elementos constitutivos do teor documental e apresenta-se como critério auxiliar de análise do documento jurídico digital, posto que a atribuição de confiabilidade é base da existência da informação de qualquer documento público ou privado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucia Maria Barbosa do Nascimento

Doutoranda em Ciência da Informação (UNESP/Marília). Mestre em Ciência da Informação (UNESP/Marília). Mestre em Direito (FEESR/Marília). Bacharel em Direito (FEESR/Marília).

Jose Augusto Chaves Guimarães

Livre-Docente em Análise Documentária e Indexação e Resumos (UNESP-Marília). Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Bacharel em Biblioteconomia (UNESP-Marília). Docente do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação (UNESP-Marília). Pesquisador do CNPq. guimajac@marilia.unesp.br

Downloads

Publicado

2007-11-10

Como Citar

Nascimento, L. M. B. do, & Guimarães, J. A. C. (2007). A organização da informação jurídico-digital e os avanços teóricos da diplomática: uma reflexão acerca da eficácia probatória do documento. Informação & Informação, 12(2), 233–248. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p233

Edição

Seção

Comunicações