A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p63Palavras-chave:
Catalogação, Mudança paradigmática, Normas, AACR2, Tecnologias da informação e da comunicação, Metadados, Ensino, TreinamentoResumo
A catalogação é considerada em seu duplo aspecto de atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. A partir da mudança de paradigma – do tamanho das coleções ao acesso à informação – ocorrida no século XX, analisam-se os desdobramentos e perspectivas da catalogação em função dos avanços tecnológicos, bem como da abrangência da formação universitária e da necessidade constante de treinamento. Diante das dificuldades do ensino da disciplina, e em face das mudanças apontadas, torna-se necessário, entre outros aspectos, um equilíbrio bem dosado entre fundamentação e prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação & Informação.