A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário

Autores

  • Dulce Maria Baptista Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documenta

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p63

Palavras-chave:

Catalogação, Mudança paradigmática, Normas, AACR2, Tecnologias da informação e da comunicação, Metadados, Ensino, Treinamento

Resumo

A catalogação é considerada em seu duplo aspecto de atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. A partir da mudança de paradigma – do tamanho das coleções ao acesso à informação – ocorrida no século XX, analisam-se os desdobramentos e perspectivas da catalogação em função dos avanços tecnológicos, bem como da abrangência da formação universitária e da necessidade constante de treinamento. Diante das dificuldades do ensino da disciplina, e em face das mudanças apontadas, torna-se necessário, entre outros aspectos, um equilíbrio bem dosado entre fundamentação e prática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dulce Maria Baptista, Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documenta

Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Bacharel em Biblioteconomia, Mestre em Educação e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID/UnB).

Downloads

Publicado

2006-02-19

Como Citar

Baptista, D. M. (2006). A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. Informação & Informação, 11(1), 63–74. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p63

Edição

Seção

Artigos