Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p01Palavras-chave:
Ensino, Ética, Ciência da InformaçãoResumo
Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um exame do contexto brasileiro quanto a uma demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).Downloads
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