Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Francisco das Chagas de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p01

Palavras-chave:

Ensino, Ética, Ciência da Informação

Resumo

Por todo o século XX e século XXI várias iniciativas internacionais têm sido realizadas no sentido de que as profissões e seus segmentos acadêmicos se alertem para a necessidade de dar transparência a suas ações para si mesmas e em proveito da sociedade. No caso das profissões relacionadas às práticas informacionais as últimas décadas apontam que no âmbito internacional há uma disposição para a aceitação da implantação e aperfeiçoamento dos códigos de ética, inclusive no segmento da docência. Com o objetivo de analisar facetas desse movimento pretendeu-se ao verificar que evidências poderiam fundamentar a instituição de um código de ética para a docência no campo da Ciência da Informação no Brasil. Tomando como método a perspectiva ensaística, chegou-se à conclusão de que a contemporaneidade pede um  exame do contexto brasileiro quanto a uma  demanda de discussão sobre a construção de um código de ética dos docentes representados pela Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN).

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciência da Informação

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Publicado

2013-11-15

Como Citar

Souza, F. das C. de. (2013). Docência e Ética na Ciência da Informação no Brasil. Informação & Informação, 18(3), 01–26. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p01

Edição

Seção

Artigos