Mediação da informação, Ciência da Informação e teorias curriculares: a transdisciplinaridade na formação do profissional da informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p175Palavras-chave:
Mediação da Informação, Profissional da Informação, Currículo, Tecnologia, TransdisciplinaridadeResumo
Introdução: No campo da Ciência da Informação e da Educação, o conceito de mediação vem tomando cada vez mais espaço nas discussões entre os pesquisadores, principalmente, com o advento do que se convencionou denominar de Sociedade da Informação.
Objetivo: Analisar as relações entre Mediação da Informação, Ciência da Informação e Teorias de Currículo, tomando por base as teorias educacionais de Henry Giroux, com os paradigmas da Ciência da Informação de Rafael Capurro e as correntes teóricas da Ciência da Informação delineadas por Carlos Alberto Ávila Araújo.
Metodologia: Análise comparativa entre as teorias educacionais, os paradigmas e as correntes teóricas da Ciência da Informação investigando a contribuição dessas teorias para se (re)pensar a formação de profissionais da informação/bibliotecários, investigando o papel da mediação da informação na construção de um currículo transdisciplinar para a Biblioteconomia.
Resultados: Demonstram que as novas tecnologias estão redefinindo o papel da escola e os valores que a permeiam, tornando necessária a educação tecnológica em vez de uma educação técnica, assediando que a formação de bibliotecários propicie a que estes atuem como mediadores do conhecimento, apropriando-se das tecnologias, sem serem apropriados por ela.
Conclusões: De um modo geral, a concepção de mediação como ação educativa que se estabeleceu hegemonicamente prioriza algumas modalidades de informação, de tipos de leitura e de práticas de intermediação cultural legitimadas pelo status quo, em detrimento de outras, que valorizariam o estabelecimento de vínculos mais orgânicos dos sujeitos com o conhecimento prático, racional e técnico.
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