Mediação: uma ferramenta contra a desinformação em tempos de pós-verdade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p137

Palabras clave:

Fake News. Pós-verdade. Comunicação. Informação. Jornalismo

Resumen

Em tempos de pós-verdade, as fake news ganham mais espaço e são responsáveis por mudanças importantes e prejudiciais na realidade do planeta. Fatos como as eleições de Donald Trump e o plebiscito do Brexit são considerados por analistas de política como o início da forma mais contundente de mudança de realidade a partir da difusão de notícias falsas. No Brasil, as eleições de 2018 também foram carregadas de desinformação. Fundamentado nos fenômenos da Ciência da Informação e da Comunicação, essa pesquisa analisa como o jornalismo se comporta nesse novo cenário. Metodologia: Análise de conteúdo e pesquisa bibliográfica com base nas teorias da comunicação e da informação. Resultados: Demonstra-se como a mediação realizada a partir dos sites de checagem de notícias são instrumentos para o combate a fake news, contra a disseminação de desinformação. Conclusões: Sites de checagem de notícias, como o Projeto Comprova, usam a mediação da informação e da comunicação como ferramenta para disseminar informações verídicas e detalhar como notícias falsas são construídas e facilmente divulgadas pelas redes sociais.


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Biografía del autor/a

Juliana Galvao de Matos Brito, Programa de pós graduação em ciência da informação da universidade federal do Ceará

Jornalista, formada em 2000 pela UFC, especialista em Jornalismo Científico pela UFC e mestranda em Ciência da Informação do PPGCI - UFC

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará desde 1992, pertence ao quadro docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), unidade de investigação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, Portugal (2018-2019). Atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, biênio 2019-2021. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação - Teorias e Epistemologia das Ciências da Informação; Biblioteconomia; Comunicação - Teorias e Epistemologia da Comunicação, Estudos Culturais aplicados às mediações infocomunicacionais. Também pesquisa sobre Semiótica, Semiótica da Cultura e da Mídia. Publicidade, Jornalismo, Cultura Popular. Atua ainda nas pós-graduações em Comunicação e Ciência da Informação, com orientações acadêmicas nas duas áreas. Orienta trabalhos nos campos da sociologia da mídia e da informação; semiótica da mídia e da cultura. Pertence à Linha de Pesquisa MEDIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, onde ministra as disciplinas: "Cultura e Mediação da Informação"; "Informação para a mídia".

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

MATOS BRITO, Juliana Galvao de; FEITOSA, Luiz Tadeu. Mediação: uma ferramenta contra a desinformação em tempos de pós-verdade. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 137–156, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n3p137. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/44749. Acesso em: 23 nov. 2024.

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