Mediação: uma ferramenta contra a desinformação em tempos de pós-verdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p137

Palavras-chave:

Fake News. Pós-verdade. Comunicação. Informação. Jornalismo

Resumo

Em tempos de pós-verdade, as fake news ganham mais espaço e são responsáveis por mudanças importantes e prejudiciais na realidade do planeta. Fatos como as eleições de Donald Trump e o plebiscito do Brexit são considerados por analistas de política como o início da forma mais contundente de mudança de realidade a partir da difusão de notícias falsas. No Brasil, as eleições de 2018 também foram carregadas de desinformação. Fundamentado nos fenômenos da Ciência da Informação e da Comunicação, essa pesquisa analisa como o jornalismo se comporta nesse novo cenário. Metodologia: Análise de conteúdo e pesquisa bibliográfica com base nas teorias da comunicação e da informação. Resultados: Demonstra-se como a mediação realizada a partir dos sites de checagem de notícias são instrumentos para o combate a fake news, contra a disseminação de desinformação. Conclusões: Sites de checagem de notícias, como o Projeto Comprova, usam a mediação da informação e da comunicação como ferramenta para disseminar informações verídicas e detalhar como notícias falsas são construídas e facilmente divulgadas pelas redes sociais.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Galvao de Matos Brito, Programa de pós graduação em ciência da informação da universidade federal do Ceará

Jornalista, formada em 2000 pela UFC, especialista em Jornalismo Científico pela UFC e mestranda em Ciência da Informação do PPGCI - UFC

Luiz Tadeu Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará desde 1992, pertence ao quadro docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Pós-doutorado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), unidade de investigação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, Portugal (2018-2019). Atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, biênio 2019-2021. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação - Teorias e Epistemologia das Ciências da Informação; Biblioteconomia; Comunicação - Teorias e Epistemologia da Comunicação, Estudos Culturais aplicados às mediações infocomunicacionais. Também pesquisa sobre Semiótica, Semiótica da Cultura e da Mídia. Publicidade, Jornalismo, Cultura Popular. Atua ainda nas pós-graduações em Comunicação e Ciência da Informação, com orientações acadêmicas nas duas áreas. Orienta trabalhos nos campos da sociologia da mídia e da informação; semiótica da mídia e da cultura. Pertence à Linha de Pesquisa MEDIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, onde ministra as disciplinas: "Cultura e Mediação da Informação"; "Informação para a mídia".

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.89-103, 2009. https://www.researchgate.net/publication/277162051_MEDIACAO_DA_INFORMACAO_E_MULTIPLAS_LINGUAGENS
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.
FEITOSA, Luiz Tadeu. Complexas Mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Informação em Pauta. Fortaleza: 2016. http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3064
FEITOSA, Luiz Tadeu. Cultura, mídia e mediação da informação: aspectos culturais transdisciplinares. Enancib 2017. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/104004
FERRARA, Lucrécia. Comunicação Mediações Interações. São Paulo: Paulus, 2015
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989
JENKINS, Henry. A Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MAFFESOLI, Michel. A comunicação sem fim. Famecos. Porto Alegre.Nº20.Abril/2003.https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3198
NUNES, Jefferson Veras; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Por uma episteme mediacional na Ciência da Informação. Enancib 2017. https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/413/412
PAHO. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a Covid-19.https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14#:~:text=The%20Lancet%202020%20Feb%3B395(10225)%3A676. 2020
PINHEIRO, Marta Macedo Kerr; BRITO, Vladimir de Paula. Em busca do significado da desinformação. DataGramaZero, v. 15, n. 6, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8068
SCHNEIDER, Marco. et al. iKritica: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond. 2019.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Famecos, Porto Alegre, nº22. 2003. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/download/3229/2493/
SANTAELLA, Lucia. A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa?. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2018.
SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação. Novos Olhares, N2, 37-49. São Paulo: 1998. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.1998.51315.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo volume 2. Florianópolis: Insular, 2005.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Matos Brito, J. G. de, & Feitosa, L. T. (2021). Mediação: uma ferramenta contra a desinformação em tempos de pós-verdade. Informação@Profissões, 10(3), 137–156. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n3p137

Edição

Seção

Artigos