Mídias sociais e biblioteca universitária: análise da fanpage da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UNB) no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n2p48Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias. Comunicação. Usuários.Resumo
Introdução: As mídias sociais são na atualidade ferramentas que possibilitam maior interação e compartilhamento de informações, proporcionando mudanças nas relações sociais entre pessoas e instituições. O presente estudo é parte integrante da pesquisa de mestrado em Comunicação realizada na Universidade Federal de Goiás. Objetivo: Este artigo pretende analisar a presença da Biblioteca Central da Unb no Facebook, através de sua fanpage, buscando conhecer a interação da página com seus usuários e de seus usuários com a página. Metodologia: Para a coleta dos dados da página foi utilizado o aplicativo Netvizz e o software Gephi. Resultados: Os resultados deste estudo mostram que a fanpage possui grande quantidade de publicações no ano de 2017, se mantendo atualizada e com conteúdos diversificados. Conclusões: O maior tipo de interação dos usuários na fanpage ocorreu por meio de curtidas, entretanto, os usuários também interagem de forma significativa por meio de comentários e compartilhamentos. Esta pesquisa apontou que as tecnologias da informação e comunicação, no caso a mídia social Facebook, é uma ferramenta muito importante para as bibliotecas se manterem mais próximas de seus usuários e atuante nesse contexto tecnológico e de compartilhamento de informações.
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