Mídias sociais e biblioteca universitária: análise da fanpage da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UNB) no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n2p48

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Comunicação. Usuários.

Resumo

Introdução: As mídias sociais são na atualidade ferramentas que possibilitam maior interação e compartilhamento de informações, proporcionando mudanças nas relações sociais entre pessoas e instituições. O presente estudo é parte integrante da pesquisa de mestrado em Comunicação realizada na Universidade Federal de Goiás. Objetivo: Este artigo pretende analisar a presença da Biblioteca Central da Unb no Facebook, através de sua fanpage, buscando conhecer a interação da página com seus usuários e de seus usuários com a página. Metodologia: Para a coleta dos dados da página foi utilizado o aplicativo Netvizz e o software Gephi. Resultados: Os resultados deste estudo mostram que a fanpage possui grande quantidade de publicações no ano de 2017, se mantendo atualizada e com conteúdos diversificados. Conclusões: O maior tipo de interação dos usuários na fanpage ocorreu por meio de curtidas, entretanto, os usuários também interagem de forma significativa por meio de comentários e compartilhamentos. Esta pesquisa apontou que as tecnologias da informação e comunicação, no caso a mídia social Facebook, é uma ferramenta muito importante para as bibliotecas se manterem mais próximas de seus usuários e atuante nesse contexto tecnológico e de compartilhamento de informações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karol Almeida Silva Abreu, Instituto Federal de Goiás (UFG)

Bibliotecária do Instituto Federal de Goiás, mestre em Comunicação na Universidade Federal de Goiás

Andréa Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás

Referências

AGUIAR, Giseli Adornato de; SILVA, José Fernando Modesto da. As bibliotecas universitárias nas redes sociais: Facebook, Orkut, Myspace e Ning. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da USP, 2010. Disponível em:
https://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_168.pdf. Acesso em: 5 jan. 2018.

BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na Web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 191-215, jul/dez. 2007. Disponível: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/530. Acesso em: 5 jan. 2018.

CALIL JÚNIOR, Alberto. Mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 1053-1077, jul./dez. 2013. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/899/pdf. Acesso em: 05 jan. 2018.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FARIAS, Marlucy Veleda. O uso das redes sociais para comunicação e interação com o usuário: o caso das bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1428/1429. Acesso em: 09 nov. 2017.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MORIGI, Valdir José; PAVAN, Cleusa. Tecnologias da informação e comunicação: novas sociabilidades nas bibliotecas universitárias. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 117-125, jan./abril. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n1/v33n1a14.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

PONTES, Euzébia Maria; SANTOS, Mônica Karina. O uso das redes sociais no âmbito das bibliotecas universitárias federais brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais [...]. Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/1/6205/1/370-2620-1-PB.pdf. Acesso em: 12 fev. 2018.

RECUERO, Raquel; BASTOS, Marco; ZAGO, Gabriela. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.

REZENDE, Laura Vilela Rodrigues; MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante. Mídias sociais em tempos de bibliotecas 2.0: um estudo das bibliotecas federais de ensino brasileiras trazendo perspectivas futuras para a preservação digital. Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 484-500, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646312/pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

RIBEIRO, Adriana; LEITE, Ramon Silva; LOPES, Humberto Elias Garcia. Análise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras. Rev. Digit. Bibliotecon. cienc. inf., Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 5-27, set./dez. 2014. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/indez.php/rbci. Acesso em: 03 jan. 2018.

SANTAELLA, Lúcia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

TELLES, André. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Abreu, K. A. S., & Santos, A. P. (2021). Mídias sociais e biblioteca universitária: análise da fanpage da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UNB) no Facebook. Informação@Profissões, 10(2), 48–67. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n2p48

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.