Mídias sociais e biblioteca universitária: análise da fanpage da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UNB) no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n2p48

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Comunicação. Usuários.

Resumo

Introdução: As mídias sociais são na atualidade ferramentas que possibilitam maior interação e compartilhamento de informações, proporcionando mudanças nas relações sociais entre pessoas e instituições. O presente estudo é parte integrante da pesquisa de mestrado em Comunicação realizada na Universidade Federal de Goiás. Objetivo: Este artigo pretende analisar a presença da Biblioteca Central da Unb no Facebook, através de sua fanpage, buscando conhecer a interação da página com seus usuários e de seus usuários com a página. Metodologia: Para a coleta dos dados da página foi utilizado o aplicativo Netvizz e o software Gephi. Resultados: Os resultados deste estudo mostram que a fanpage possui grande quantidade de publicações no ano de 2017, se mantendo atualizada e com conteúdos diversificados. Conclusões: O maior tipo de interação dos usuários na fanpage ocorreu por meio de curtidas, entretanto, os usuários também interagem de forma significativa por meio de comentários e compartilhamentos. Esta pesquisa apontou que as tecnologias da informação e comunicação, no caso a mídia social Facebook, é uma ferramenta muito importante para as bibliotecas se manterem mais próximas de seus usuários e atuante nesse contexto tecnológico e de compartilhamento de informações.

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Biografia do Autor

Karol Almeida Silva Abreu, Instituto Federal de Goiás (UFG)

Bibliotecária do Instituto Federal de Goiás, mestre em Comunicação na Universidade Federal de Goiás

Andréa Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

ABREU, Karol Almeida Silva; SANTOS, Andréa Pereira. Mídias sociais e biblioteca universitária: análise da fanpage da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UNB) no Facebook. Informação@Profissões, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 48–67, 2021. DOI: 10.5433/2317-4390.2021v10n2p48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/43995. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos