Entre silêncios e rupturas: ação cultural na Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p42

Palavras-chave:

Ação Cultural, Bibliotecas Mistas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon, Cultura do Silêncio - Biblioteca

Resumo

Introdução: as bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são caracterizadas como mistas por abarcar condições de biblioteca escolar e universitária. Este estudo aborda a análise de ações culturais desenvolvidas no IFMA – Campus Timon.
Objetivos: identificar o papel social do bibliotecário no processo de mediação em ações culturais; incentivar a leitura em olhares e formatos diferentes do papel; discutir ações de incentivos a leitura e a produção cultural na biblioteca do IFMA, como forma de diálogo entre o ‘silêncio’ e as múltiplas ações promovidas pela biblioteca em questão.
Metodologia: pesquisa pesquisa-ação, descritiva e com abordagem qualitativa.
Resultados: contribuíram para o rompimento da cultura do silêncio na biblioteca, rompendo com os paradigmas tradicionais inerentes a forma de acesso e uso da informação.
Conclusões: as ações realizadas conduziram para o acesso à informação e promoção do gosto pela leitura e cultura no IFMA Campus Timon, transformando a biblioteca local em um espaço dinâmico e prazeroso, além de propor aos bibliotecários da instituição, que estes desenvolvam um perfil de agente cultural, capaz de transcender barreiras e criar condições para que a biblioteca realmente atue como um espaço de produção e criação culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gezilda e Silva Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Timon

Bibliotecária/documentalista do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, Campus Timon. Mestre em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri
(UFCA).

José Robson Maia de Almeida, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB).Professora de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

AGRESTI, Alan. Categorical analysis. New York: John Wiley, 2002.

BASTOS, Gustavo Grandini; PACÍFICO, Soraya Maria Romano; ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 621-637, 2011.

BAZÍLIO, Ana Paula Matos. Mediação, leitura e inclusão social: um caminho para ação cultural na biblioteca pública- o caso das bibliotecas parques. NiteróiRj, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de arte e comunicação social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir Jose. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 29-41, set. 2011. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1257. Acesso em: 10 jun. 2019.

CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 39-45.

CAVALCANTI, Ivanilda Bezerra; ARAÚJO, Claudialyne Silva; DUARTE, Emeide Nóbrega. O bibliotecário e as ações culturais: um campo de atuação. Biblionline, v. 11, n. 1, p. 21-34, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/16626. Acesso em: 15 jul. 2018.

COELHO NETTO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.

FONSECA, Edson Nery. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.

MATTOS, Ana Luiza de Oliveira; PINHEIRO, Michelle. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no Estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 171-184, jan./jul., 2006. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/474/602. Acesso em: 15 jul. 2018.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: método e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROSA, Anelise Silva Jesus da. A prática da ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 372-381, jul./dez. 2009. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/675. Acesso em: 27 out. 2016.

SANTOS, Josiel Machado. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 173-189, jun./dez. 2015.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Afinal, o que é uma biblioteca? Biblioo cultura informacional. Artigo. 24 ago. 2017. Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/afinal-o-que-e-umabiblioteca/ Acesso em: 18 jun. 2019.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VICENTINI, Luis Atílio., MARTINS, Valéria dos Santos Gouveia; RODRIGUES, Célia A., ALVES, Aparecido D., FERREIRA, Danielle T., TRUZZI, Marilda. O papel da biblioteca universitária no incentivo à leitura e promoção da cidadania. Biblos, v. 8, n. 27, jan./mar. 2007. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2281822. Acesso em: 10 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Gezilda e Silva; ALMEIDA, José Robson Maia de; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. Entre silêncios e rupturas: ação cultural na Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon. Informação@Profissões, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 42–63, 2019. DOI: 10.5433/2317-4390.2019v8n2p42. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37196. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)