Produção científica sobre a Polícia Militar na Scielo: um estudo bibliométrico dos principais autores e a interlocução entre eles
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n1p12Palavras-chave:
Scientific production, Bibliometrics. co-citation analysis, Militar PoliceResumo
Introdução: Ainda que existam algumas iniciativas da inserção da Polícia Militar no ambiente científico, como cursos de Pós-graduação stricto sensu em Segurança Pública, poucos são os estudos realizados por Policiais com o intuito de refletir sobre os problemas e ações da PM do Brasil.
Objetivo: Analisar a produção científica sobre a Polícia Militar em periódicos indexados na Scielo, e identificar os periódicos que mais publicam pesquisas sobre a PM no Brasil, os autores mais citados e a interlocução entre eles.
Metodologia: foi identificada a produção científica até o período de 2016 e foram evidenciados os periódicos que mais publicam sobre a temática, as principais palavras-chave, os autores mais citados nos artigos e a relação entre eles por meio de uma rede de cocitações.
Resultados: Identifica que as pesquisas sobre a PM se dividem em vertentes voltadas à sociologia e à saúde do policial militar, sendo os autores mais citados as autoras Minayo e Muniz. A autora central da rede de cocitação é a autora Minayo, e a rede de relação entre os autores mais citado apresente quase totalmente conectada, evidenciando coesão no referencial teórico utilizado pelos autores.
Conclusões: Conclui que as pesquisas que envolvem a Polícia Militar são realizadas por pesquisadores sem vinculo institucional com a PM e que a falta de incentivo à inserção científica pode ser uma razão para os policiais militares não se inserirem na ciência brasileira.
Downloads
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.
GRACIO, M. C. C; OLIVEIRA, E. F. T. A inserção e o impacto internacional da pesquisa brasileira em "Estudos Métricos" uma análise na base Scopus. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 1, 2012.
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, L. M. Percepção da saúde mental em policiais militares da força tática e de rua. Sociologias, Porto Alegre, v. 12, n. 25, 2010.
PARANÁ. Lei nº 16.575/2010 de 29 de setembro de 2010. Lei de Organização Básica da PMPR. Curitiba: Casa Civil, 2010.
PRICE, D. J. S. Little Science, Big Science. New York: Columbia University Press, 1963. SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, informetria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 155-172, 2009.
SOUZA, E. R.; MINAYO, M. C. S. Policial risco como profissão: morbimortalidade vinculada ao trabalho. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de janeiro, v. 10, n. 4, p. 917-928, out./dez. 2005.
VANZ, S. A. S.; CAREGNATO, S.E. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 295-307, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.