Encontrabilidade da informação e videoativismo: uma análise do atributo folksonomia no YouTube

Autores

  • Jéssica Amorim do Nascimento Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, SP
  • Angela Maria Grossi de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, SP https://orcid.org/0000-0002-5425-4917

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p60

Palavras-chave:

Encontrabilidade da Informação, Folksonomia, Videoativismo.

Resumo

Introdução: As tecnologias digitais associadas à mobilidade e à web social transformaram as relações sociais em diversas esferas. Os ambientes têm se tornado cada dia mais cooperativos e a massa de informação depositada e compartilhada diariamente cresce de acordo com o número de usuários – o que modificou a relação que temos com a forma de compartilhar as informações na web, bem como a forma que produzimos ou realizamos qualquer tipo de manifestação social.
Objetivo: De acordo com essa premissa, este artigo apresenta um estudo que buscou analisar a folksonomia – atributo da Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014), que analisa a etiquetagem social – partindo dos usuários.
Metodologia: A análise foi realizada no ambiente YouTube, coletando as informações sobre os protestos do dia 17 de julho de 2013 e identificando o conteúdo de videoativismo para compreender de que forma o atributo presta contribuição para a aplicação da Encontrabilidade da Informação.
Resultado: No YouTube, são apresentados aproximadamente 145 mil resultados com a busca “17 de junho de 2013”, e em sua maioria, não pertencem à mídia tradicional – são propostas videoativistas. Destes, após análise de acordo com a metodologia de observação, o número foi reduzido para 8 páginas de conteúdo relevantes.
Conclusão: Foi possível utilizar a folksonomia no momento da publicação do vídeo. Com a busca “17 de junho de 2013”, e o resultado foi 145 mil vídeos. Após utilização da informação, este número mudou para 159 vídeos que possuem real ligação com o tema proposto – que classifica o atributo folksonomia como bastante relevante para a Encontrabilidade no ambiente estudado.

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Biografia do Autor

Jéssica Amorim do Nascimento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, SP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marilia. 

Angela Maria Grossi de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, SP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Marília.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marilia 

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Nascimento, J. A. do, & Carvalho, A. M. G. de. (2017). Encontrabilidade da informação e videoativismo: uma análise do atributo folksonomia no YouTube. Informação@Profissões, 6(2), 60–76. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n2p60

Edição

Seção

Comunicações