A encontrabilidade da informação em web sites de museus

Autores

  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-4216-0374

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p79

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Museologia, Ambientes Digitais, Encontrabilidade da Informação

Resumo

Introdução: A Ciência da Informação tem como objeto de pesquisa a informação em diferentes estágios e formas, dentre os quais destacam-se a organização, o armazenamento, a representação e a disseminação, com a finalidade de permitir o acesso e uso. As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam uma maior visibilidade aos ambientes informacionais digitais, tais como: Bibliotecas, Arquivos e Museus.
Objetivo: Analisar o Web site oficial do American Museum of Natural History considerando os princípios da Museologia Contemporânea e as recomendações de Encontrabilidade da Informação.
Metodologia: De natureza qualitativa, exploratória e analítica com o embasamento teórico da Ciência da Informação, Museologia Contemporânea e Encontrabilidade da Informação. A escolha do Web site do American Museum of Natural History se justifica por se tratar de um museu de referência mundial em História Natural. Procurou-se identificar as formas de apresentação das informações com relação aos princípios da Museologia Contemporânea apresentados por Lubinski (2001) e as recomendações de Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014). 
Resultado: O Web site do American Museum of Natural History está estruturado segundo as características de um museu contemporâneo e contempla as recomendações da Encontrabilidade da Informação.
Conclusão: As recomendações de Encontrabilidade de Informação podem ser aplicadas em Web sites de museus e o American Museum of Natural History em sua versão para Web encontra-se adequadamente estruturado, de modo a promover a utilização de seus produtos e serviços, a incentivar a visita ao museu, a propiciar à construção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação UNESP - Marília

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutora em Educação e Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Marília

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

FERREIRA, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A encontrabilidade da informação em web sites de museus. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 79–101, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n2p79. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/26774. Acesso em: 27 dez. 2024.

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