Profissional da Informação no contexto dos Dados Abertos: o uso do CKAN para a disponibilização e a organização de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p55

Palavras-chave:

Dados abertos, Profissional da informação, Arquivista.Bibliotecário, CKAN

Resumo

Introdução:: O desenvolvimento das tecnologias está promovendo um aumento na geração de dados. Neste sentido, há diversas áreas que necessitam promover a abertura de suas informações, em destaque empresarial, institucional, governamental e acadêmica. O profissional da informação pode ter uma atuação neste cenário, porém é necessário que sejam utilizadas tecnologias que contribuam para isso, como a ferramenta CKAN, que promove a disponibilização de dados abertos.
Objetivo: Discutir o uso do CKAN por arquivistas e por bibliotecários para a organização e a representação de dados em formatos abertos.
Metodologia: Qualitativa de caráter exploratório, com embasamento teórico acerca de dados abertos, do sistema CKAN e dos profissionais da informação, e teórico aplicado, pois discutimos o uso do sistema CKAN para as funções dos profissionais da informação, realizando testes em um sistema implantado para este trabalho.
Resultados: Por meio de discussões teóricas e testes dentro da ferramenta, demonstramos a relação do CKAN com as atividades dos profissionais da informação, e como tal ferramenta pode ser utilizado para a execução destas atividades.
Conclusões: O CKAN se mostra como um sistema adequado para a organização e representação de dados abertos tanto para arquivistas quanto para bibliotecários, fornecendo funcionalidades que facilitam a publicação de dados abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Saraiva Coneglian, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP Marília.

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP Marília. Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Referências

BARBOSA, R. R.Perspectivas profissionais e educacionais em biblioteconomia e ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 53-60, jan./abr. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n1/07.pdf. Acesso em: 15 jun. 2016.

BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O. The semantic web. Scientific american, v. 284, n. 5, p. 28-37, 2001. Disponível em: https://kask.eti.pg.gda.pl/redmine/projects/sova/repository/revisions/master/entry/doc/Master%20Thesis%20(In%20Polish)/materials/10.1.1.115.9584.pdf. Acesso em: 02 jun. 2016.

BERNERS-LEE, T. Linked data. 2006. Disponível em: http://docs.ckan.org/en/latest/. Acesso em: 03 jun. 2016.

CKAN. Overview. 2013. Disponível em: http://docs.ckan.org/en/latest/. Acesso em: 02 jun. 2016.

CKAN. About. 2015a. Disponível em: http://ckan.org/about/. Acesso em: 03 jun. 2016.

CKAN. Features . 2015b. Disponível em: http://ckan.org/features/. Acesso em: 30 maio 2016.

COSTA, M. M.; CUNHA, M. B. O bibliotecário no tratamento de dados oriundos da escience: considerações iniciais.Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.3, p.189-206, jul./set. 2014. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/1900/1445. Acesso em: 30 maio 2016.

DIETRICH, D. et al. Open data handbook. 2009. Disponível em: http://opendatahandbook.org/guide/pt_BR. Acesso em: 11 jun. 2016.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

OPEN KNOWLEDGE BRASIL. Sobre. 2016. Disponível em: http://br.okfn.org/sobre/ . Acesso em: 12 jun. 2016.

RIBEIRO, F. O perfil profissional do arquivista na sociedade da informação. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, v.45, n.1, p.49-57, 2005. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/14077/2/fribeiroperfil000108395.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2016.

RODRIGUES, F. A.; SANT'ANA, R. C. G. Restrições tecnológicas e de acesso a dados disponíveis sobre destinos de repasses financeiros federais para a saúde pública em ambientes informacionais digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012. Anais... Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/1943. Acesso em: 10 jun. 2016.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. Web Semântica, dados ligados e dados abertos: uma visão dos desafios do Brasil frente as iniciativas internacionais. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação ,v.8, n.2, p.219-239, jul./dez. 2015. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/207. Acesso em: 16 jun. 2016.

SANTAREM SEGUNDO, J. E.; FARIA, T. Explorando técnicas e recursos do gerenciador de dados abertos Ckan. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DADOS, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO, 2013, Marília/SP, Anais eletrônicos… Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/207. Acesso em: 20 jun. 2016.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. Tecnologias de la informacion y la comunicación para proporcionar datos abiertos en formato semántico. Ibersid, v. 7, p. 33-40, 2013. Disponível: http://gpnti.marilia.unesp.br:8085/index.php/DTI/DTI/paper/viewFile/285/106. Acesso em: 15 jun. 2016.

SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Dados abertos de pesquisa: ampliando os conceitos de acesso livre. RECIIS, v. 8, n. 2, p. 76-92, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3f8DUsm. Acesso em: 13 jun. 2016.

WINN, J. et al. Open data and the academy: An evaluation of CKAN for research data management. 2013. Disponível em: http://eprints.lincoln.ac.uk/9778/1/CKANEvaluation.pdf. Acesso em: 04 jun. 2016.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

CONEGLIAN, Caio Saraiva; SANTAREM SEGUNDO, José Eduardo. Profissional da Informação no contexto dos Dados Abertos: o uso do CKAN para a disponibilização e a organização de dados. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 55–78, 2017. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n2p55. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/26620. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)